25/9/18
 
 
Universidade de Verão do PSD arranca amanhã, com legislativas no horizonte
A sessão de encerramento, no domingo, contará com a presença de Passos Coelho

Universidade de Verão do PSD arranca amanhã, com legislativas no horizonte

A sessão de encerramento, no domingo, contará com a presença de Passos Coelho Jornal i 23/08/2015 10:43

De fora do programa estão os três nomes que têm sido apontados como possíveis candidatos às presidenciais.

A um mês das eleições legislativas, alguns dos principais protagonistas do PSD voltam este ano a cruzar-se nos corredores da Universidade de Verão, que contará também com a participação do eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo.

Depois do primeiro momento da rentrée na Festa do Pontal, este ano partilhada com o parceiro de coligação CDS-PP, os sociais-democratas dão o pontapé de partida para a pré-campanha, juntando cerca de 100 alunos em Castelo de Vide que terão como ‘professores' ministros, antigos-ministros, deputados, entre outras figuras.

Logo no dia de arranque das ‘aulas', e depois da sessão de abertura com presidente da JSD, Simão Ribeiro, e do porta-voz do PSD Marco António Costa, o primeiro convidado para os tradicionais jantares conferência será o presidente do Lloyds Bank, António Horta Osório.

Na terça-feira, depois de uma manhã reservada a um debate entre o director da Universidade de Verão, o eurodeputado Carlos Coelho, e Rodrigo Moita de Deus, à tarde caberá à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, dar uma ‘aula' sobre "finanças públicas sustentáveis".

O dia terminará com o jantar-conferência da antiga ministra da Saúde e presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

No dia seguinte, a primeira ‘aula' da manhã terá como ‘professor' o ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, que liderava o PSD na altura em que se realizou a primeira Universidade de Verão, em 2003.

À tarde, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, falará sobre o "crescimento verde" e, à noite, o convidado do jantar será Henrique Leitão, vencedor do Prémio Pessoa 2014.

Na quinta-feira de manhã irá debater-se a "internet hoje" com Pedro Sousa e Fernando Resina da Silva. Ao jantar, caberá ao eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo, a única presença do parceiro de coligação dos sociais-democratas nas legislativas de 4 de Outubro, encerrar mais um dia da Universidade de Verão.

A inovação social será o tema da primeira ‘aula' de sexta-feira e, à tarde, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, falarão sobre crescimento e emprego. O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, será o convidado da noite.

No sábado, o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel irá abrir o dia com uma ‘aula' sobre "o sistema português no quadro dos sistemas de Governo", enquanto à historiadora Maria de Fátima Bonifácio caberá a intervenção no último jantar conferência da Universidade de Verão.

No último dia, no domingo, a sessão de encerramento contará com a presença do líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Este ano, nenhuma figura do PS foi convidada, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores: Mário Soares esteve na edição de 2011, Luís Amado na de 2012, Correia de Campos na de 2013 e António Vitorino na de 2014.

De fora do programa ficarão também três nomes do PSD que têm sido apontados como possíveis candidatos às presidenciais do início do próximo ano: Rui Rio, Pedro Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa - este último tem sido presença frequente em Castelo de Vide.

Lusa

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×