19/8/19
 
 
Cancro. Não podemos evitar, mas podemos prevenir
Segundo a OMS optar por um estilo de vida saudável irá contribuir para a redução das probabilidades de vir a ter algum tipo de cancro.

Cancro. Não podemos evitar, mas podemos prevenir

Segundo a OMS optar por um estilo de vida saudável irá contribuir para a redução das probabilidades de vir a ter algum tipo de cancro. Shutterstock Mariana Araújo 18/08/2015 22:39

As recomendações para que isso aconteça são de especialistas em cancro da OMS.

Não há nada que nos garanta que nunca venhamos a ter algum tipo de cancro, no entanto, é certo que esta é uma doença que tem aumentado nos últimos anos – factor, esse, que leva especialistas da área a crerem que há muito que podemos fazer para diminuir as probabilidades de que isso venha a acontecer, na grande maioria, são mudanças em hábitos do dia-a-dia.

Um grupo de especialistas em cancro da Organização Mundial da Saúde publicou uma lista de recomendações a tomar para prevenir a doença. Seleccionámos 9 para si.

1. Não fume. Não utilize qualquer tipo de tabaco e evite sítios fechados onde há pessoas a fumar. Se não consegue deixar de fumar pelo menos opte por não fumar em casa.

2. Tenha um peso corporal saudável.

3. Seja fisicamente activo na vida quotidiana. Tente passar pouco tempo sentado e faça exercício físico.

4. Tenha uma dieta saudável. Não opte por extremos. Não passe fome nem ingira muitas gorduras. Basta que a sua alimentação seja variada e rica em todo o tipo de nutrientes.

Coma em abundância cereais integrais, leguminosas, vegetais e frutas.

Reduza nos alimentos de alto teor calórico (alimentos ricos em açúcar ou gordura) e evite bebidas açucaradas.

Evite carne processada, carne vermelha e alimentos ricos em sal.

5. Evite beber álcool.

6. Evite a exposição ao Sol durante muitas horas, especialmente as crianças. Use protecção solar e esqueça os solários.

7. A amamentação reduz o risco de cancro para a mãe.

Se puder opte por amamentar o seu bebé. Já a terapia de reposição hormonal (TRH) aumenta o risco de certos tipos de cancro.

8. Certifique-se de que os seus filhos têm as vacinas recomendadas em dia. Hepatite B, para recém-nascidos, e o papiloma vírus humano (HPV), para as meninas.

9. Aproveite os programas de rastreio do cancro, mais especificamente destinados ao cancro do intestino, ao cancro de mama, do colo do útero e da pele.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×