18/11/19
 
 
São Miguel - Crónicas da Atlântida de António Luís Campos

São Miguel - Crónicas da Atlântida de António Luís Campos

17/08/2015 16:48

O primeiro mês do projecto das Crónicas da Atlântida chega ao fim, realçando retratos de vidas, do quotidiano, relações e paisagens, sentimentos e ambições. Tudo retratado fotograficamente sobre a lente do António Luís Campos.

A maior. Mais populosa. A capital. Epítetos não faltarão a São Miguel, que concentra metade da população açoriana. Motor da economia e da cultura insular, o quotidiano desta ilha pulsa de vida, contrariando ideias de isolamento e de soturno fado. Lavradores ou professores, artistas ou operários, jovens ou velhos, todos têm um lugar e uma função no complexo xadrez social aqui tecido, num cenário de assombrosas paisagens naturais, intrinsecamente ligadas ao viver açoriano. Sobressaltam-nos os contrastes fortes, num espaço geográfico único e ilusoriamente limitado: a realidade cosmopolita de Ponta Delgada pouco ou nada tem a ver com a crua ruralidade da Maia ou de Rabo de Peixe.

 

As Crónicas da Atlântida

Um projecto em que o fotojornalista António luís Campos documenta fotograficamente o dia-a-vida das nove ilhas dos Açores - começam aqui, agora. Durante nove meses serpentearão por todas as ilhas do arquipélago, da maior para a mais pequena, em ventos que sopram de Leste para Oeste.

Actualizações diárias no i em www.ionline.pt/atlantida

 

Artigo escrito por António Luís Campos.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×