23/9/18
 
 
Astronautas trocaram as refeições em comprimidos por vegetais
A comunidade científica ficou entusiasmada com o sucesso do projecto pioneiro

Astronautas trocaram as refeições em comprimidos por vegetais

A comunidade científica ficou entusiasmada com o sucesso do projecto pioneiro Shutterstock Marta Cerqueira 11/08/2015 11:17

Os astronautas tiveram que utilizar um sistema de agricultura artificial chamado Veggie

O jantar de ontem foi, sem dúvida, especial para a tripulação a bordo da Estação Espacial. Puderam trocar a comida embalada ou os comprimidos que lhes substituem as refeições por verduras cultivadas no espaço.

As alfaces vermelhas foram plantadas pelo astronauta Scott Kelly a 8 de Julho e colhidas um mês depois. Parece fácil, mas a gravidade complica até os processos mais simples. Como não não existe terra na Estação Espacial, os astronautas tiveram que utilizar um sistema de agricultura artificial chamado Veggie. A tecnologia usa uma espécie de almofada pré-fabricadas de sementes, colocados sob luzes vermelhas e azuis emitidas por lâmpadas LED. A produção começou no ano passado, mas todos os produtos cultivados até então foram enviados para Terra para análise. A Nasa queria assegurar que os vegetais podiam ser ingeridos, tendo em conta os resíduos contaminantes existentes no espaço.

A comunidade científica ficou entusiasmada com o sucesso do projecto pioneiro, tendo em conta as vantagens que uma alimentação mais saudável pode trazer para as tripulações. "Ter alimentos frescos como estes disponíveis no espaço pode ter um impacto positivo sobre o humor das pessoas e também pode fornecer alguma protecção contra a radiação no espaço", lembra o cientista da Nasa Ray Wheeler.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×