17/6/19
 
 
Grécia. Unidade de cibercrime vai investigar plano de Varoufakis

Grécia. Unidade de cibercrime vai investigar plano de Varoufakis

Filipe Paiva Cardoso 04/08/2015 19:29

Ilias Zagoraios, procurador do Tribunal de Primeira Instância de Atenas, solicitou à unidade de combate ao cibercrime que investigue se o plano de Varoufakis chegou a avançar, mesmo que parcialmente

O procurador do Tribunal de Primeira Instância de Atenas pediu esta terça-feira que a unidade de combate ao cibercrime do país investigue se o plano desenhado por Yannis Varoufakis, ex-ministro das Finanças do país, chegou a avançar, noticia o "Ekathimerini".

Segundo revelou o próprio Varoufakis, o antigo ministro do Syriza chegou a trabalhar sobre a hipótese dos países da moeda única expulsarem a Grécia do euro, tendo para isso desenhado um plano que obrigava a um acesso ilegal aos dados dos serviços de Finanças do país, de forma a criar uma sistema de pagamentos paralelo que impedisse o colapso total da economia do país.

Apesar de ter sido o próprio a revelar o plano, Varoufakis nunca referiu se o plano chegou a avançar ou se registou algum tipo de avanço. Depois de Katerina Savvaidou, secretária-geral para as receitas públicas, ter avançado com uma investigação interna, agora cabe à unidade de combate ao cibercrime da Grécia avançar com uma segunda investigação ao mesmo tema.

Segundo o jornal grego, a investigação agora solicitada deverá estar concluída antes da investigação interna já em curso.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×