16/11/18
 
 
O aniversário de Jia Jia, o panda mais velho do mundo
Segundo a Guinness, Jia Jia é o panda mais velho do mundo

O aniversário de Jia Jia, o panda mais velho do mundo

Segundo a Guinness, Jia Jia é o panda mais velho do mundo Shutterstock Jornal i 28/07/2015 13:03

Jia Jia tem 37 anos, que equivalem mais de 100 num humano, e vive num parque em Hong Kong.

O panda fêmea Jia Jia, residente de um parque temático de Hong Kong, festejou esta terça-feira o seu 37.º aniversário, atingindo o recorde de longevidade em cativeiro.

Para assinalar a data, Jia Jia teve direito a bolo de gelo e frutas no Ocean Park, onde habita em Hong Kong.

Com 37 anos – o equivalente a mais de 100 anos na vida de um humano – a fêmea estabeleceu dois recordes Guiness, tornando-se o mais velho panda actualmente vivo em cativeiro e o único a atingir uma idade tão avançada fora do seu habitat natural, afirmou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante do Guinness World Records.

Pertencente à subespécie de pandas gigantes, Jia Jia, cujo nome significa “excelência”, nasceu na província chinesa de Sichuan, em 1978, e foi oferecida a Hong Kong em 1999, por ocasião do segundo aniversário da transferência da soberania da Grã-Bretanha para a China.

O recorde anterior era detido por um macho (Du Du), que morreu em Julho de 1999, aos 36 anos, num jardim zoológico na província de Hubei.

Apesar de as exactas datas de nascimento de Du Du e Jia Jia serem desconhecidas porque ambos nasceram nas montanhas, a Guiness concluiu que a fêmea é mais velha uns meses.

De acordo com a veterinária, Paola Martelli, Jia Jia é um encanto, apesar do peso dos anos, das cataratas e problemas de tensão arterial.

"Ela agora dorme mais, é menos activa. Mas está a envelhecer muito bem, como uma avó", afirmou.

Actualmente Jia Jia come mais suplementos de fibras, pois já não consegue mastigar o bambu que constitui a base da alimentação destes animais.

Segundo o mais recente estudo realizado pela autoridade chinesa de administração das florestas, 1.864 pandas gigantes viviam em estado selvagem na China em 2013.

Atendendo às baixas taxas de natalidade dos pandas, programas de reprodução em cativeiro têm sido levados a cabo para garantir a sua sobrevivência.

Mamíferos com um código genético semelhante ao dos ursos, os pandas pesam 100 quilos em média, medem até 1,80 metros, e têm seis dedos.

Lusa

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×