22/9/19
 
 
Alemanha quer mecanismo que permita a um estado sair da zona euro
Alemanha tem insistido na saída da Grécia do euro

Alemanha quer mecanismo que permita a um estado sair da zona euro

Alemanha tem insistido na saída da Grécia do euro Reuters Margarida Vaqueiro Lopes 28/07/2015 12:35

Os consultores independentes do governo alemão, os chamados ‘wisemen’, avisam que Estados-membros devem estar preparados para falir.

O painel de cinco consultores independentes do governo alemão refere que a crise grega revelou uma necessidade urgente de tornar a zona euro mas estável, e que nesse sentido deve ser criado um mecanismo de insolvência para os Estados-membros, que ajude a prevenir futuras crises, e que permita que países abandonem o euro como último recurso.

Num relatório divulgado esta terça-feira, 28 de Julho, e citado pela Reuters, os ‘wisemen’ escrevem ainda que a união bancária europeia deve ser reforçado, e que deve ser implementado um mecanismo que permita a falência ordenada de um país.

“Tornar a zona euro responsável, colectivamente, por custos potenciais [com insolvências], sem que os Estados-membros abdiquem da soberania nacional em questões orçamentais e económicas tornará – mais cedo ou mais tarde – a união económica mais instável”, escrevem os especialistas.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, tem sido um dos grandes defensores da saída ad Grécia do euro. Aliás, o responsável conseguiu mesmo que o documento aprovado pelo Eurogrupo tivesse uma cláusula que previa a saída temporária de Atenas da moeda única, no caso de não ser possível chegar a um entendimento em relação ao programa de ajustamento. A cláusula seria retirada mais tarde, na Cimeira Europeia, mas Schäuble continuou a defender a sua posição.

Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças grego, viria nos dias seguintes afirmar que esse sempre foi o plano do responsável alemão, que por várias vezes a tinha proposto aos líderes helénicos.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×