18/11/18
 
 
CoolFriend. Dicas de amigo para visitar Lisboa
Os locais sugeridos foram visitados e experienciados pela equipa que gere a app

CoolFriend. Dicas de amigo para visitar Lisboa

Os locais sugeridos foram visitados e experienciados pela equipa que gere a app José Fernandes Ana Tomás 28/07/2015 11:42

Lançada há uma semana, a app portuguesa está à frente do Booking e do TripAdvisor.

Há uma nova app portuguesa a fazer furor no top das aplicações de viagens e turismo das lojas da Apple e da Google. Lançada há cerca de uma semana, a “CoolFriend em Lisboa” já ultrapassou apps de referência na categoria “viagens” como o TripAdvisor, Booking e Four-Square, com um conceito de roteiro turístico mais informal que promete adaptar-se ao perfil do visitante e ao período em que decorre a visita e que, ao mesmo tempo, oferece conselhos de amigo. 

“Estás a ver aquele amigo que vive e conhece a cidade melhor do que ninguém? Em Lisboa, esse amigo somos nós!”, lê-se na página da app. Se o ponto de partida foram os conteúdos do site, que diz ao turista o que ver, comer, onde dormir, onde sair e o que comprar, a app trabalhou também a necessidade que Júlia Vilaça (fundadora do “By Cool World” e mentora da aplicação) e a sua equipa sentiam quando viajavam. “A informação está por todo o lado, mas nunca agregada e de uma forma fidedigna. Decidimos então pegar no conteúdo que temos, que é curado, são os espaços que visitamos, conhecemos e experienciamos, e transformá-lo em roteiro para as pessoas que visitam a cidade”, explica Júlia Vilaça.

A aplicação foi então pensada para um dia repleto de actividades, faça chuva ou faça sol, que vão sendo seleccionadas de acordo com o estilo da viagem – a aplicação define três predominantes, o romântico, o foody e o histórico – e com os dias que as pessoas escolhem para visitar a cidade, bem como os seus horários e a localização dos próprios espaços. A partir daí é gerado o roteiro para o visitante. 

Actualizada a cada semana, a app sugere, por exemplo, restaurantes de chefes portugueses ou com uma identidade marcadamente lusitana (no estilo foody). Já o estilo histórico agrega não só museus e monumentos conhecidos e obrigatórios, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, mas também galerias mais pequenas, como a do Adamastor. No romântico, procura sugerir espaços que “tenham um toque especial em termos de ambiente”, destacando-se os miradouros de Lisboa.

Para já, a app, disponível em português e inglês, tem sido sobretudo descarregada por brasileiros, seguidos dos americanos. Os Estados Unidos são, de resto, a próxima aposta da equipa de Júlia Vilaça, que começou o “By Cool World” em Braga com o Braga Cool. A aplicação quer chegar a 30 cidades de todo o mundo e o roteiro para Nova Iorque é o primeiro no estrangeiro, arrancando em 2016. Mas a ideia é fazer amizades também em Paris,Madrid, Barcelona, Londres, Chicago ou Rio de Janeiro, em datas a anunciar. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×