22/7/19
 
 
Grécia. O plano B pela voz de Varoufakis
Yanis Varoufakis foi desmentido pela sua própria voz

Grécia. O plano B pela voz de Varoufakis

Yanis Varoufakis foi desmentido pela sua própria voz FOTIS PLEGAS G./EPA Margarida Vaqueiro Lopes 28/07/2015 09:39

Foi revelada a gravação onde o antigo ministro das Finanças conta que pediu que o sistema da autoridade tributária fosse pirateado. Oiça aqui.

Já deixou o governo mas não pára de interferir nos detinos gregos. No Domingo passado, o jornal grego Kathimerini, na sua versão em inglês, escreveu que Varoufakis revelara a investidores em Londres, com quem falava através de uma teleconferência, que tinha pedido a um amigo para invadir (hacking) o sistema da autoridade tributária grega.

Tudo faria parte do seu ‘plano B’ para a economia grega, que implicava ainda apreender todas as reservas do banco central helénico e, se fosse necessário, prender o governador da instituição de forma a criar condições para abandonar o euro e voltar à dracma – ou a outra moeda própria.

Estas segunda-feira, no site pessoal de Varoufakis foi publicado um desmentido oficial sobre estas informações. “O grupo de trabalho do Ministro das Finannças trabalhou exclusivamente dentro da moldura legal do governo e as suas recomendações pretenderam sempre servir o interesse público, respeitando as leis e tentando manter o país na zona euro”, lê-se no comunicado – que pode ler na íntegra aqui, em inglês.

“Desde que o Sr. Varoufakis anunciou a existência deste grupo de trabalho [que estaria a preparar um plano alternativo ao euro], os meios de comunciação social insistem em artigos que deterioram a qualidade do debate público”, nota o documento.

Esta terça-feira de manhã, a isntituição que albergou a teleconferência entre o antigo ministro e os investidores da City, em Londres, decdidiu revelar a gravação, “em nome da transparência e para encorajar o diálogo”.

Oiça a gravação completa aqui (em inglês). A partir do minuto 8, Varoufakis fala da contratação do amigo e de como “se alguém falar do assunto”, ele desmentirá.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×