23/9/20
 
 
Empresa britânica quer libertar moscas geneticamente modificadas em Espanha
A ideia é que sejam libertadas 5 mil moscas

Empresa britânica quer libertar moscas geneticamente modificadas em Espanha

A ideia é que sejam libertadas 5 mil moscas Shutterstock Marta Cerqueira 27/07/2015 18:06

A ideia é diminuir o prejuízo provocado por esta praga.

A empresa britânica Oxitec quer libertar moscas geneticamente modificadas em Espanha. A ideia é que sejam libertadas 5 mil moscas perto da cidade de Tarragona, numa área de mil metros quadrados coberta por rede.

O objectivo deste projecto é pôr um fim à praga da mosca da azeitona. Para isso, as larvas fêmeas devem morrer no interior das azeitonas, fazendo com que apenas os machos sobrevivam. As moscas transgénicas macho vão cruzar-se com as moscas fêmea nativas, introduzindo assim os seus transgenes artificiais nas populações nativas. 

Apesar da Oxitec ter como objectivo diminuir o prejuízo causado por esta praga, algumas associações já vieram a público questionar a possibilidade de fuga dos animais, que passam assim a reproduzir-se sem controlo.

”Libertar insectos geneticamente modificados no ambiente é uma experiência perigosa que, na prática, irá transformar toda a Europa num laboratório ao ar livre. Os insectos não respeitam as fronteiras e nenhuma esterilidade é 100% eficaz”, lembra Janet Cotter, da Unidade Científica do Greenpeace Internacional. Já para Margarida Silva, da Plataforma Transgénicos, representante portuguesa deste movimento internacional contra a ideia da Oxitec, “experiências irresponsáveis” como esta deviam ser evitadas, que se podem traduzir na “libertação acidental de animais transgénicos no ambiente”.

Os ensaios ainda não foram confirmados pelas autoridades, mas caso seja dado o aval positivo, esta será a primeira vez que animais geneticamente modificados são libertados na União Europeia. Em 2013, a Oxitec tinha já feito um pedido semelhante, mas acabou por recuar depois de uma série de protestos públicos.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×