26/11/20
 
 
Grécia. Trabalho com credores arranca segunda-feira

Grécia. Trabalho com credores arranca segunda-feira

EPA Margarida Vaqueiro Lopes 24/07/2015 15:20

Escolha do lugar das reuniões atrasou início dos trabalhos. Controlo de capitais aliviado.

Os trabalhos entre as equipas técnicas do Banco Central Europeu, da comissão Europeia e do Mecanismo de Estabilidade Europeu e o governo do Syriza só devem arrancar segunda-feira, dia 27 de Julho. Os técnicos das equipas europeias aterraram esta sexta-feira em Atenas, mas a falta de consenso sobre o local a reunir atrasou o processo.

Sobretudo estão em causa questões de segurança que têm que ser asseguradas antes do início dos trabalhos.

Entretanto, o governador do banco central da Grécia, Yannis Stournaras, disse aos jornalistas que já há um alívio nas restrições das operações para o estrangeiro para empresas, o que ajudará a desbloquear as importações. Segundo Stournaras citado pelo jornal grego Kathimerini, “o limite diário de transferências diário subiu de 50 mil para 100 mil euros”, o que cobre 70% dos pedidos das empresas, afirmou também o responsável.

“No que respeita a aprovações, estamos agora muito perto do nível de importações mensais que a economia grega registava antes da crise”, notou ainda. Foram aprovados, entre 29 de Junho e 23 de Julho, transferências no valor de 1.585 milhões de euros, sobretudo referentes ao sector da energia, escreve a Reuters.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×