22/11/19
 
 
Ana Rita Clara. A importância de saber mudar

Ana Rita Clara. A importância de saber mudar

Francisco Castelo Branco 16/07/2015 21:16

Fez a sua estreia em televisão no programa “CurtoCircuito”, na SICRadical, e actualmente é um dos rostos da SICMulher. No projecto “Change It”, Ana Rita Clara encontrou uma forma de se dar a conhecer e incentivar a mudança.

A vida está constantemente a mudar, mas nem sempre se consegue optar pelas melhores soluções. A tentativa de ajudar os outros a escolher o melhor caminho foi o mote para a apresentadora Ana Rita Clara apostar num projecto que “permitisse ser um facilitador de almas”. Depois de cerca de 14 anos dedicados à televisão nacional, onde começou no programa “Curto Circuito”, da SICRadical, as bases para o nascimento do “Change It” começaram a ser pensadas em 2014 e o projecto foi oficialmente apresentado em Novembro. “Nasceu de uma necessidade de criar formatos inovadores que envolvam os outros, tendo sido uma ideia pessoal que acabou por se transformar num projecto colectivo”, explicou a apresentadora ao i. Neste momento, estamos perante “um movimento interventivo e cultural que tem como objectivo alimentar e provocar a mudança”. 

O formato implementado pela apresentadora não tem nada a ver com outro tipo de projectos conhecidos dos portugueses, como o TEDx. Ana Rita Clara assegura que “não é uma conferência para se falar sobre mudança nem se trata de um consultório experimental”, mas antes de “um local de encontro para a comunidade e um espaço de inspiração”. 

O projecto, que tem hoje, entre as 15h e as 17h, a 8.a edição - uma edição muito especial que decorrerá no recinto do festival NOS Alive e será dedicada ao tema “Disrupção - O que nos faz viver” -, tem crescido desde o início do ano. A responsável refere que está “em conversações com a Fundação para a Diversidade e também com algumas universidades para promovermos a inovação e o empreendedorismo”. 

Até à data, já foram realizadas sete edições - seis em Lisboa e uma noPorto - que contaram com oradores (ou changers) como Xana Nunes,José Eduardo Agualusa,Ricardo Costa, José Luís Peixoto ou RuiMoreira. A partir de Setembro será a vez de as autarquias de Coimbra, Funchal e Guimarães receberem a equipa Change It, que já conta com mais de mil pessoas. Já a internacionalização está guardada para o final do ano, quando o evento aterrar em Madrid e Barcelona.

AJUDARAMUDAR
A mudança faz parte da vida de cada um, seja no plano pessoal ou profissional. Ao longo deste tempo, Ana Rita Clara e os seus changers conseguiram ajudar várias pessoas. A apresentadora explica que “as pessoas têm muitas dúvidas sobre as mudanças profissionais”, mas também sobre “como reagir às transformações causadas pela crise económica”, além de “procurarem novos rumos, mas não sabem como o fazer”. O “Change It” é uma forma de se sentirem “apoiadas”. 
A palavra mudança, que no fundo está na origem deste projecto, pode ter vários significados. Na opinião de Ana Rita Clara, é “o caminho certo para sermos melhores e alimentarmos a alma, sendo um estado natural”. No fundo, “é não ter medo de sair da zona de conforto”. A apresentadora não acredita em situações negativas, já que “a mudança pode ter vários sentidos, mas pretende sempre alcançar um significado positivo”. 

Este início das intervenções em “questões que preocupam a sociedade portuguesa” aconteceu numa altura em que Ana Rita Clara continua empenhada na carreira como apresentadora, tendo actualmente um novo desafio, o programa “Faz Sentido”, na SICMulher. Aliás, neste momento a prioridade “passa por me manter na SIC, onde estou há quase dez anos”. No entanto, a jovem de SãoJoãoda Madeira que estudou Teatro e Sociologia na Universidade do Minho, considera que “talvez um dia tenha de optar”. 

E se uma das suas paixões é efectivamente a caixa mágica, isso não a faz “uma pessoa só de televisão”, uma vez que entende não se encaixar em “formatos pretensiosos”. Agora, o sucesso do “Change It” abre a possibilidade para o público “conhecer outras qualidades” de Ana Rita Clara. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×