25/10/20
 
 
México. Governo divulga vídeo do momento exacto da fuga de El Chapo [vídeo]
O túnel pelo qual se deu a fuga desembocava atrás do chuveiro

México. Governo divulga vídeo do momento exacto da fuga de El Chapo [vídeo]

O túnel pelo qual se deu a fuga desembocava atrás do chuveiro Sáshenka Gutiérrez/EPA Jornal i 15/07/2015 08:21

Esta foi a segunda fuga de “El Chapo” de uma prisão mexicana em 14 anos.

O Governo do México deu a conhecer, esta terça-feira, um vídeo que mostra o momento exacto da evasão do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, da prisão de alta segurança Altiplano I, ocorrida no fim-de-semana.

No vídeo, apresentado aos órgãos de comunicação social pelo chefe da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, pode ver-se “El Chapo” a caminhar de um lado para o outro na sua cela, a sentar-se na cama para trocar de calçado e, por fim, a agachar-se na zona do duche, tapada por um muro. Depois de voltar a baixar-se na área do chuveiro nunca mais volta a aparecer.

“O material que acabam de visualizar foi captado pela câmara de vigilância no interior da cela onde se encontrava. O comportamento do detido no dia dos factos era, até esse momento, rotineiro, natural para um recluso que passa longas horas dentro da sua cela”, disse Monte Alejandro Rubido, aos jornalistas.

Além disso, assinalou, como se pode observar, há dois “pontos cegos” para a câmara na cela, com o objectivo de “permitir a privacidade na zona sanitária e na de chuveiros”.

O túnel pelo qual se deu a fuga desembocava atrás do chuveiro, pelo que não foi possível detectar uma acção fora do comum por parte do recluso nos momentos que antecederam a fuga, explicou o mesmo responsável.

Monte Alejandro Rubido disse que, como mandam os protocolos de segurança, foi emitido um alerta vermelho assim que os funcionários da prisão se aperceberam da ausência do recluso, mas não especificou quanto tempo volveu entre o desaparecimento de “El Chapo” e a emissão do alerta.

“No âmbito das investigações, a Procuradoria-Geral da República está a analisar se os protocolos forem estritamente seguidos ou não, e nesse caso, se existem responsáveis por incumprimento, atraso ou omissão. Se assim for terão que enfrentar a justiça”, frisou.

Foram ainda exibidos outros dois vídeos – um da cela vista de fora no momento da evasão e outro que segue a rota da fuga de “El Chapo” através de uma conduta que vai desde a área do chuveiro até a um túnel de 1,5 quilómetros que leva a uma casa semiconstruída.

As autoridades mexicanas também informaram, entretanto, terem colocado sob custódia 22 funcionários da prisão, esta terça-feira, perante as suspeitas de que o fugitivo contou com a ajuda do interior da cadeia.

Esta foi a segunda fuga de “El Chapo” de uma prisão mexicana em 14 anos.

Uma recompensa de 60 milhões de pesos (3,5 milhões de euros) por informações que conduzam à captura do fugitivo foi anunciada na segunda-feira pelas autoridades mexicanas.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×