23/02/2024
 
 
Abu Dhabi. Australiana publicou fotografia no Facebook e acabou detida

Abu Dhabi. Australiana publicou fotografia no Facebook e acabou detida

Jornal i 14/07/2015 21:25

A australiana diz que apenas usou a internet e não entende por que está a ser acusada de ter “escrito palavrões”.

Em Fevereiro, a australiana Jodi Magi, de 39 anos, tirou uma fotografia a um carro no seu bloco de apartamentos em Abu Dhabi, que estava a ocupar dois lugares de estacionamento para deficientes, sem qualquer distintivo a informar ser portador de deficiência.

Jodi apontou a matrícula do carro e colocou a fotografia no Facebook, chamando à atenção para o sucedido. No entanto, em Junho, alguém do mesmo bloco de apartamentos reparou na fotografia publicada no Facebook e fez queixa à polícia.

Este mês a australiana foi mesmo considerada culpada de ter “escrito palavrões em redes sociais sobre uma pessoa” e será deportada “num curto prazo de tempo”.

A publicação não é pública no Facebook, mas segundo Jodi, apenas apontou a matrícula e não faz ideia do que a estão a acusar. “Apenas usei a internet”, justificou.

A australiana disse, ainda, que pediu para sair do país voluntariamente, na semana passada, e pagar a multa de aproximadamente 3.300 euros, mas que as autoridades de Abu Dhabi não lhe permitiriam sair do país sem se apresentar em tribunal primeiro.

A 12 de Julho, depois de ter sido condenada a pagar a multa, Magi foi detida e está agora à espera de deportação para a Austrália.

Magi, que vive em Abu Dhabi desde 2012, disse que depois de detida pela polícia foi forçada a assinar vários documentos em árabe, sem qualquer tradução.

À “ABC” a australiana confessou também estar chocada com a decisão do tribunal, além de que não tinha noção de que o que estava a fazer era ilegal.

"Ninguém fala comigo. Ninguém me diz o que está a acontecer (…) e o governo australiano só está interessado na relação comercial com os Emirados Árabes Unidos”, acrescentou Jodi na entrevista que deu à “ABC” na prisão.

A mulher revelou ainda que a embaixada australiana em Abu Dhabi não forneceu qualquer tipo de ajuda ou aconselhamento para além de recomendar que ela arranjasse um advogado.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline