17/11/18
 
 
Os melhores spots para o fim de tarde com sunset incluído

Os melhores spots para o fim de tarde com sunset incluído

Augusto Freitas de Sousa 11/07/2015 21:34

As escolhas são sempre discutíveis, por vezes sobrevalorizadas ou até injustas por omissão. 

Mas nestas 20 esplanadas entre Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Porto e Lisboa há uma quase certeza estética que a fotografia dos fins de tarde confirma. Os sunsets, mais ou menos animados, da cerveja ao copo de vinho, ao gin mais elaborado, do petisco tradicional à proposta gourmet, do cool jazz à house comercial. É à vontade do freguês.

Pollux Terrace
É uma descoberta surpreendente. Um fim de tarde que os responsáveis da Pollux garantem “propício para descontrair depois de um dia de trabalho ou mesmo para descansar após um tour pela cidade, até às 19h”. A loja continua aberta com nove pisos de artigos para casa, decoração e exterior. A Pollux, uma marca portuguesa com quase 80 anos de história, aconselha um sumo ou um copo de vinho acompanhado por uma tosta ou uma salada. Nessas horas, destacam “o prazer e descontracção total numa das melhores vistas da capital”. António Manuel Robalo gere todo o espaço da loja juntamente com este “Terrace”. 

Morada Rua dos Fanqueiros, 276 Lisboa
Telefone 218 811 200

Rooftop Bar (Hotel Mundial)
O Rooftop Bar do Hotel Mundial é descrito pelos responsáveis como “um espaço amplo, com vista quase 360º sobre a cidade. Foi decorado de forma a dar destaque ao mais importante, a vista”. Às quintas e sextas há “festas bastante animadas”. A equipa sugere gins premium, sangria, as tostas de galinha com paté de linguiça e mel e o prego de atum.

Morada Praça Martim Moniz, 2 Lisboa
Telefone 218 842 000

Café da Garagem
Maria João Vicente gere um espaço com uma vista privilegiada sobre o casario lisboeta e com uma programação ligada ao teatro. As tábuas de queijos, os enchidos e as saladas merecem um copo de vinho ou uma cerveja num espaço cuja música ambiente passa pelo rock, lounge e, quando é hora do sol se pôr, “música leve”.

Morada Rua da Costa do Castelo, 75  Lisboa
Telefone 218 854 190

Esplanada da Graça
É um clássico lisboeta e das primeiras esplanadas a funcionar com sucesso na cidade. É quase ponto obrigatório para quem quer explicar como é Lisboa a um turista mais curioso. A vista para o castelo, Tejo e quase todo o centro histórico é um ponto de descanso para quem percorre as colinas. 

Morada Miradouro da Graça, Lisboa 
Telefone Não disponível

Entretanto Rooftop Bar (Hotel do Chiado)
Romano Alves no Entretanto e Célia Loureiro no Hotel convidam a “um ponto de encontro por excelência e um ponto de partida para explorar a movida nocturna do Chiado e Bairro Alto”. O 7º andar do Hotel do Chiado, com vista para o rio Tejo, castelo de S. Jorge, Sé, e elevador Santa Justa, está num edifício projectado por Siza Vieira. Os responsáveis do espaço aconselham “o bar de ostras by Ostraria, o casamento perfeito para um flute de champanhe ou um gin tónico”. Para picar sugerem “a tábua de queijos e enchidos para acompanhar com vinho a copo ou sangria”. Na programação do Rooftop “pode-se conhecer novos gins, vinhos, vodkas, águas e cervejas”. A música passa pelo cool jazz, house comercial, deep house e chill out. 

Morada: Rua Nova do Almada, 114 Lisboa
Telefone: 213 256 100

Le Chat
O sócio-gerente João Sequeira refere que, às quartas feiras, “têm o Le Chazz, concertos de jazz e, nos restantes dias, mais boa música”. O espaço é referido como “o pôr-do-sol lisboeta em todo o seu esplendor, com o Tejo e a ponte 25 de Abril”. Para completar, “os cocktails e petiscos são um complemento obrigatório”.

Morada Jardim 9 de Abril, Lisboa 
Telefone 213 963 668

Noobai
Jorge Vieira, o responsável pelo espaço, destaca os “incríveis sunsets e a maravilhosa vista sobre os telhados de Lisboa, o rio Tejo, a ponte 25 de Abril, e o Cristo-rei”. O pãozinho à Noobai, as gambas salteadas com manga e malaguetas e sangrias de citrinos ou frutos silvestres, mojitos, caipirinhas, caipiroskas e sakerinhas, são opções num espaço com música “ecléctica”.

Morada Miradouro de Santa Catarina, Lisboa 
Telefone 213 465 014

Quiosque O Adamastor
A Rosa Lages faltam-lhe as palavras, mas dos fins de tarde vai dizendo que “o pôr-do-sol é lindíssimo, a vista diferente, num sítio especial”. A caipirinha e a cerveja são os reis num local em que as tostas se recomendam. 

Morada Rua de Santa Catarina, Lisboa
Telefone 213 430 582

À Margem
Os destaques do espaço vão para “a localização da esplanada mesmo junto ao rio Tejo”, mas também para “a escolha musical cuidada, atendimento rápido e qualidade da ementa e facilidade de estacionamento”. Os responsáveis do À Margem, Pedro Vaz e Tiago Gamboa, sugerem “um copo de vinho, um gin, e tapas ou petiscos”. Relativamente à música, o jazz, clássica e chill out, são as principais opções. 

Morada Doca do Bom Sucesso, Lisboa
Telefone 918 620 032

Doca de Santo
Quem toma conta do espaço sugere “que é adequado para os fins de tarde pois tem uma zona de lounge, mas também pela vista, pela esplanada, pelo ambiente descontraído e porque tem um parque infantil para os clientes que querem relaxar com a família”. Quanto aos conselhos, sugerem “um sumo de fruta, um cocktail ou até mesmo um gin”. Se a fome apertar ou apenas pelo prazer, “gambas ao alho, salada de queijo cabra, salada de polvo ou prego no pão” são boas opções. A música fica-se pelo chill out e, ao fim-de-semana, há sempre umDJ convidado.

Morada Pavilhão Cp - Doca de Santo Amaro de Alcântara
Telefone 213 963 535 / 213 963 522

Quiosque da Ribeira das Naus
Filipe Guimarães não demora muito tempo a explicar as vantagens da esplanada:“localização única, vista única, sol de manhã à noite e um pôr-do-sol especial com a ponte 25 de Abril em pano de fundo”. O responsável destaca a música ao vivo e DJs convidados que circulam entre o lounge, a música mais comercial e ligeira, entre outros tipos. As sangrias, cocktails, mojitos e caipirinhas são as escolhas mais comuns, num espaço ao qual só peões e bicicletas têm acesso. 

Morada Av. Ribeira das Naus, Lisboa
Telefone 917 427 013

Rui dos Pregos
O gerente Telmo Dias aposta nos petiscos e na vista única com a combinação perfeita de fim de tarde nas Docas de Santo Amaro. Como o próprio nome indica, os pregos são o forte da casa, acompanhados de cerveja e vinho da casa (Caiado). 

Morada Passeio da Doca de Santo Amaro de Alcântara
Telefone 967 723 483

Upscale Bar (Epic Sana Lisboa)
Os responsáveis do hotel não têm dúvidas em assinalar que, no 9º andar do hotel Epic Sana Lisboa, “ninguém fica indiferente à vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa, com o rio Tejo no horizonte”. O Upscale Bar com a sua “infinity pool é um verdadeiro oásis no centro da cidade que convida a um mergulho nos dias quentes de Verão”. O director Leonel Correia gere o espaço com música chill out e uma carta de cocktails e petiscos assinada pelo chefe Patrick Lefeuvre.

Morada Av. Engenheiro Duarte Pacheco, 15, Lisboa  
Telefone 211 597 300

Park Bar
Os responsáveis destacam “o jardim suspenso com vista única do pôr-do-sol no Tejo e a programação musical diária (ao final de tarde e à noite). Aconselham as tábuas de queijo e enchidos assim como os hambúrgueres de carne barrosã. A música passa pelos DJs de funk, hip hop e R&B. Pedro Garcia e Ricardo Fonseca fazem as honras da casa. 

Morada Calçada do Combro, 58, Lisboa
Telefone 215 914 011

Castelo de S. Jorge
A esplanada do Castelo de São Jorge, no topo de uma das torres, proporciona uma vista desafogada sobre a cidade e sobre o rio. Os sumos de fruta, petiscos, saladas e sandes, disponíveis num espaço construído pelos muçulmanos no século XI, e conquistado por D. Afonso Henriques em 25 de Outubro de 1147, garantem descontração misturada com história.

Morada Castelo de S.Jorge, Lisboa
Telefone 218 800 620

PORTO

17º Restaurante & Bar (Hotel Dom Henrique)
A imagem é quase imbatível. O bar do hotel oferece “uma vista única sobre toda a cidade do Porto. Do 17º andar pode-se avistar o rio Douro, as Caves do Vinho do Porto e os principais monumentos emblemáticos da cidade – Sé do Porto, Torres dos Clérigos, entre outros”. Entre Julho e Setembro há sunsets temáticos com música brasileira e cubana, que combinam na perfeição com caipirinhas e mojitos. Para comer, uma selecção de três queijos e os croquetinhos de alheira. Mário Monteiro e Álvaro Isidro tomam conta do espaço.

Morada Rua Guedes de Azevedo, 179 - 17º andar, Porto
Telefone 223 401 616

Vip Lounge - Porto Palácio Hotel
Distingue-se por estar no ponto mais alto da avenida da Boavista e por oferecer uma vista panorâmica de 360º. Os responsáveis referem que “um final de tarde no VIP Lounge oferece a contemplação da costa em toda a sua extensão”. Destacam os cocktails Cosmopolitan, Whisky Sour, Gin Fizz ou The VIP Lounge, além de chás, infusões ou um cálice de vinho do Porto. Ao final da tarde o VIP Lounge tem uma Happy Hour, “entre as 18 e as 20 horas”, com uma selecção específica de bebidas que varia frequentemente - e ainda a oferta da segunda bebida. Tosta de cogumelos com pesto ou tosta de queijo brie e presunto ibérico são opções para acompanhar. O responsável é José Lemos num espaço com música lounge, jazz, chill out, entre outros estilos.

Morada Avenida da Boavista, 1269, Porto
Telefone 226 086 600

Lais de Guia
Manuel Costa é o responsável de um espaço que se apresenta como “o local ideal para passar um bom fim de tarde, numa espreguiçadeira, sozinho ou à volta de uma mesa em amena cavaqueira, com um ambiente acolhedor e uma vista de mar”. A hipótese de “saltar para a areia e ir molhar os pés a escassas dezenas de metros” é uma mais-valia num local com “um leque variado de opções, entre a francesinha, rosbife da casa, arroz de tamboril, espetada de polvo e peixe grelhado na brasa, acompanhados de cerveja, vinho, sangria ou cocktails”. A música é variada, mas “essencialmente calma durante o dia. À noite um pouco mais animada”.

 

Morada Av. Norton de Matos, Matosinhos
Telefone 229 3481 428

Praia da Luz
A localização, o ambiente e um pôr-do-sol único, são os atributos destacados pelos responsáveis desta casa emblemática da cidade do Porto. O responsável, Rui Couceiro da Costa, refere os “croquetes de alheira, ovinhos de codorniz com bacon panados com molho rosa e chips de mandioca Praia da Luz”, como propostas do espaço. Isto além das bebidas que habitualmente fazem parte do leque habitual dos bares. Nas horas de final de tarde a casa tem sempre um DJ convidado.

Morada Av Brasil, Porto 
Telefone 226 173 234 / 936 173 234

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×