24/9/18
 
 
Egipto tentou fazer réplica de Nefertiti, mas apenas tentou
O nome Nefertiti significa "uma bela mulher chegou"

Egipto tentou fazer réplica de Nefertiti, mas apenas tentou

O nome Nefertiti significa "uma bela mulher chegou" Twitter Mariana Araújo 08/07/2015 20:15

Segundo os egípcios, a réplica acabou por se assemelhar mais a Frankenstein, do que à antiga rainha egípcia.

Depois de um restauro falhado com “Ecce Homo” em 2013 (lembra-se de Cecilia Giménez, quando restaurou o quadro de 
Elías García Martínez?), surge agora algo semelhante. Uma réplica deformada do busto da antiga rainha egípcia Nefertiti, que, ao que dizem, mais faz lembrar Frankenstein.

Nefertiti governou o Egipto no século XIV A.C. e é lendária pela sua beleza. E o nome significa isso mesmo "uma bela mulher chegou".

A estátua original da antiga rainha está agora num museu na Alemanha, Neues Museum de Berlim, e tem sido alvo de disputa para que seja devolvida ao Egipto.

Para substituir a falta o busto, na cidade egípcia Samalut decidiram fazer uma réplica. Mas não correu bem e não resultou em réplica. A estátua saiu deformada e “feia” reclamam os egípcios nas redes sociais.

Ainda assim, as criticas não ficam por aqui e há mesmo que diga que esta tentativa de réplica se assemelhe mais ao rosto de Frankenstein. Tendo já surgido “memes” e piadas nas redes sociais.

"Isto é um insulto à Nefertiti e a todos os egípcios" ou "Isto deveria ser chamado 'estátua feia, de mau-gosto e sem arte'... não Nefertiti", são alguns dos comentários escritos por egípcios ofendidos, no Twitter.

As fortes críticas nas redes sociais levaram mesmo as autoridades da cidade Samalut a retirarem o busto, que estava colocado à entrada da cidade. O jornal egípcio em inglês, Ahram Online, refere que a  estátua vai ser substituída por uma em forma de  pomba da paz.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×