28/10/20
 
 
Rússia faz exercícios militares de surpresa na Arménia
É a segunda vez este ano que a Rússia realiza manobras militares na Arménia

Rússia faz exercícios militares de surpresa na Arménia

É a segunda vez este ano que a Rússia realiza manobras militares na Arménia António Ribeiro Ferreira 07/07/2015 12:14

O exército russo iniciou esta terça-feira manobras militares para avaliar a “prontidão para o combate” das suas tropas estacionadas na Arménia, país aliado confrontado com protestos populares e um conflito com o vizinho Azerbaijão.

“Nesta inspecção surpresa, uma comissão vai avaliar a prontidão para o combate das tropas da Força Aérea estacionadas em Erebuni e das forças da base militar de Gyumri”, anunciou o serviço de imprensa do distrito militar “Sul” da Rússia, citado pela agência France Presse.

É a segunda vez este ano que a Rússia realiza manobras militares na Arménia, depois de em Março ter lançado exercícios simultâneos das suas tropas neste país, onde mantém bases militares desde 1995, e nas repúblicas separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

A Arménia, ex-república soviética no Cáucaso, tem sido palco desde meados de junho de importantes protestos populares na capital, Erevan, contra o aumento dos preços da electricidade.

Aliada tradicional da Rússia, a Arménia tem por outro lado há décadas um conflito com o Azerbaijão relativo ao controlo da região do Nagorno-Karabakh.

O Azerbaijão ameaçou várias vezes tomar pela força a região, separatista e de maioria arménia, e a Arménia assegura que retaliará qualquer ofensiva.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×