05/03/2024
 
 
Festival Internacional do Caracol. Castro Marim celebra o rei dos petiscos de Verão

Festival Internacional do Caracol. Castro Marim celebra o rei dos petiscos de Verão

Melissa Lopes 03/07/2015 16:57

Uma mistura de culturas unidas pelo caracol são os ingredientes base deste festival que abre portas esta sexta-feira.

As papilas gustativas dos amantes de caracóis que estiverem no Algarve vão bater palmas por estes dias. Chefes de cozinha de Espanha, Itália, França e Marrocos juntam-se ao longo deste fim-de-semana no Festival Internacional do Caracol. O objectivo é partilhar receitas, promover e potenciar um petisco que é comum a estes países – o caracol. E claro, comer até mais não. 

O Festival decorre na Colina do Revelim de Santo António, na vila algarvia de Castro Marim e vai receber durante três dias, a partir de esta sexta-feira até domingo, cerca de 15 mil visitantes, espera a autarquia. Quem por estes dias passar por Castro Marim vai poder apreciar nas tasquinhas espalhadas pelo recinto os melhores caracóis confecionados no Algarve e no país, por chefes de cozinha que procuram inovar e surpreender com novas receitas que permitam saborear e elevar ainda mais a fama do petisco. 

Depois da empada e do pastel do ano passado, a novidade desta edição é o folhado com recheio de caracol, baptizado com o nome de “çahroi” (palavra de origem árabe que significa saloio). Mas não é só de inovação que se faz este festival, a doçaria tradicional alagravia também vai marcar presença.

Para a autarquia, o "festival serve também para promover um petisco tradicional, uma vez que a reserva natural do sapal de Castro Marim é um local onde se produzem caracóis biológicos", frisando que "ao longo dos três dia haverá também muita música popular, mas também de Flamenco, marroquina e cubana". 

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline