19/6/19
 
 
O seu filho tem problemas de atenção? O desporto é solução
Este hábito deve vir desde o jardim-de-infância

O seu filho tem problemas de atenção? O desporto é solução

Este hábito deve vir desde o jardim-de-infância Mariana Araújo 03/07/2015 17:35

Há um estudo que o comprova. Ajuda as crianças a entender a importância de respeitar regras e honrar responsabilidades.

Não é nenhuma novidade que o desporto faz bem às crianças, mas este estudo vem comprová-lo. A equipa responsável pela investigação acredita que a obediência de regras e o trabalho em equipa podem incutir às crianças o sentido de responsabilidade e ajudá-las na capacidade de concentração escolar. Além de que, esse hábito deve vir desde o jardim-de-infância.

A investigação foi feita pela Universidade de Montreal, em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, ambos no Canadá, e comprova que as actividades desportivas extracurriculares, quando praticados regularmente, ajudam crianças a desenvolverem mais disciplina, atenção na sala de aula e capacidade de organização.

O segredo é o compromisso. 

Linda Pagani é a principal autora do estudo e membro do Departamento de Psicologia da Universidade de Montreal e explica que o segredo é o compromisso. "Há algo específico no ambiente desportivo: o sentido único de pertencer a uma equipa especial com um objectivo comum. Algo que ajuda as crianças a entender a importância de respeitar regras e honrar responsabilidades", diz a especialista.

A investigação é resultado de uma análise de dados do Estudo Longitudinal de Desenvolvimento Infantil de Quebec, feito com 2 694 crianças nascidas na cidade entre 1997 e 1998. O objectivo era conseguir respostas para duas questões: se a participação das crianças do jardim-de-infância em actividades extracurriculares prediz autodisciplina, ou o contrário, se as características de autodisciplinas em crianças do jardim-de-infância prenunciam participação em actividades desportivas.

Os professores e pais foram, depois, entrevistados sobre o dia-a-dia destas crianças. A observação foi repetida quatro anos depois desta fase da investigação. Durante a análise, os investigadores eliminaram algumas influências preexistentes nas crianças, como a aptidão física e melhores habilidades cognitivas.

Segundo Pagani, "as crianças que estavam envolvidas em actividades desportivas no jardim-de-infância, ou em algum tipo de actividade similar, estruturada, eram mais propensas a envolverem-se em equipas de desporto aos dez anos, além de serem mais disciplinadas e com atenção durante as aulas".

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×