15/11/18
 
 
Nigéria contra direitos dos homossexuais
87% da população votou contra

Nigéria contra direitos dos homossexuais

87% da população votou contra Jornal i 30/06/2015 18:23

Inquérito conduzido por grupos de activistas revela maioria esmagadora.

Inquérito na Nigéria indica que 87% da população é contra os direitos dos homossexuais, noticiou esta terça-feira a BBC. Ainda assim, esta percentagem representa uma redução de 9% no apoio à proibição legal de relações entre pessoas do mesmo género.

Há cinco anos atrás, o número ascendia aos 96%. Activistas dos direitos dos homossexuais indicaram à BBC que a atitude das pessoas tem vindo a alterar-se. O próprio inquérito resultou da iniciativa de grupos activistas, e contou com a participação via telefone de cerca de 1000 pessoas pela Nigéria.

Apesar da condenação deste tipo de relacionamentos, cerca de 30% responderam que os homossexuais e bissexuais deveriam ter acesso a serviços públicos como educação e cuidados de saúde.

A Nigéria aprovou a 13 de Janeiro de 2014 uma lei a criminalizar relações homossexuais, por considerar que a nova regra vai ao encontro da religião e cultura do país.

A pena pode chegar aos dez anos para quem tenha essa orientação sexual, quem frequente clubes homossexuais, ou mesmo organizações que os apoiem – dificultando a sensibilização e educação para o tema.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×