7/4/20
 
 
Florida. Foguetão da SpaceX explode após lançamento
Este foi primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos

Florida. Foguetão da SpaceX explode após lançamento

Este foi primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos Jornal i 28/06/2015 19:17

Esta era a sétima missão de reabastecimento da EEI efectuada pela SpaceX para a NASA.

O foguetão Falcon da SpaceX, com uma cápsula Dragon a bordo para abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu este domingo pouco depois da descolagem na Florida, no primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos.

"O lançador explodiu", disse o comentador da televisão da agência espacial norte-americana (NASA), que transmitia em direto o lançamento.

Pouco depois um comentador da SpaceX disse que a transmissão vídeo com o Falcon 9 tinha sido interrompida, precisando que se tinha registado "uma anomalia durante a primeira parte do voo".

"Parece que houve um problema com o 'primeiro andar' do foguetão" antes da separação do resto do lançador, indicou.

Na rede social de mensagens curtas Twitter, o director executivo da SpaceX referiu "demasiada pressão no reservatório de oxigénio líquido do último andar do foguetão".

A cápsula Dragon, que deveria chegar na terça-feira de manhã à Estação Espacial Internacional (EEI), transportava perto de duas toneladas de material, alimentos e vestuário para a tripulação.

Esta era a sétima missão de reabastecimento da EEI efectuada pela SpaceX para a NASA, das 12 previstas no âmbito do contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). As seis missões anteriores foram um sucesso.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×