23/1/21
 
 
Grécia. Parlamento aprova referendo

Grécia. Parlamento aprova referendo

SIMELA PANTZARTZI/EPA Filipe Paiva Cardoso 28/06/2015 00:56

O referendo foi aprovado por 179 votos a favor, acima do mínimo para a maioria, 151.

Foi já de madrugada, 3h da manhã em Atenas, que os deputados gregos votaram sobre o referendo proposto na noite de sexta-feira pelo governo de Alexis Tsipras. 

O referendo foi aprovado com os votos favoráveis do Syriza e dos Gregos Independentes, da coligação de governo, mas também do Aurora Dourada, partido de extrema-direita. Já o KKE, partido comunista grego, votou contra o referendo - já que exigiam que este fosse sobre a permanência na moeda única e União Europeia.

Assim, no próximo domingo, 5 de Julho, os gregos vão assim decidir se aceitam ou não a última proposta dos credores apresentada à Grécia e as reformas necessárias para continuar com a actual estratégia, associada aos resgates e à austeridade.

A votação decorreu alguns minutos depois do discurso de Alexis Tsipras ao parlamento, onde o líder do governo afiançou que "o grande 'não' [no referendo] será um grande 'sim' em relação a não aceitarmos ultimatos". 

Tsipras deu ainda a sua leitura sobre as negociações tidas com os credores europeus nos últimos dias:"Pediram-nos para aceitar um memorando de recessão e morte lenta. Recusámos", explicou aos deputados. "Não nos pediram para concordar, pediram-nos para ceder a nossa dignidade política. Pediram-nos para atacar os assalariados e os pensionistas."


 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×