23/02/2024
 
 
Grécia. Conselho dos Governadores do BCE vai reunir-se "em devido tempo"

Grécia. Conselho dos Governadores do BCE vai reunir-se "em devido tempo"

Jornal i 27/06/2015 18:38

“O BCE segue com atenção os acontecimentos”, adianta.

 O Banco Central Europeu (BCE) anunciou este sábado uma reunião do seu Conselho dos Governadores, que, segundo uma fonte bancária, se realizará no domingo, numa altura em que a Grécia se encaminha para uma situação de incumprimento.

“O Conselho dos Governadores do BCE vai reunir-se em devido tempo para discutir a situação”, informou num breve comunicado a instituição, sem precisar uma data.

A reunião será “provavelmente” no domingo, disse à agência France Presse uma fonte do setor bancário, e deverá decorrer através do telefone.

O Conselho dos Governadores, que reúne os seis membros do diretório da instituição e os 19 governadores dos bancos centrais dos países da zona euro, toma, entre outras, as decisões sobre a manutenção dos bancos gregos à tona por empréstimos de emergência.

Mas a concessão desses empréstimos pode estar em causa, já que depende da existência de um programa de ajuda ao país em causa e da solvência dos bancos.

Nem uma nem outra das condições parecem estar reunidas este sábado depois da zona euro ter indicado não estar pronta a prolongar o programa de ajuda à Grécia além do dia 30 de Junho e de Atenas não ter aceitado as condições colocadas na sexta-feira para que houvesse um prolongamento.

Na sexta-feira à noite o Governo grego anunciou a realização de um referendo a 05 de Julho, para que o povo grego decida se aceita, ou não, o acordo proposto pelos credores - Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e BCE.

Lusa

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline