11/4/21
 
 
Paulo Macedo exclui hipótese de aumento de impostos para financiar saúde
O ministro lembrou que nos últimos quatro anos tem sido aplicada uma política de contenção

Paulo Macedo exclui hipótese de aumento de impostos para financiar saúde

O ministro lembrou que nos últimos quatro anos tem sido aplicada uma política de contenção JOÃO RELVAS/LUSA Jornal i 24/06/2015 14:30

Paulo Macedo considera que deve ser discutida forma de financiar a saúde.

O ministro da Saúde excluiu esta quarta-feira a hipótese de um aumento de impostos para financiar a saúde, avisando contudo que nos próximos anos haverá um crescimento de custos nalgumas áreas e que é preciso discutir as formas de financiamento.

“Não está previsto no programa da maioria, e pelo que percebemos também não está no da oposição, haver um aumento da carga fiscal para financiar a saúde. Não está nem naquilo que está publicado nem nas intenções e, portanto, nesse sentido excluímos (a possibilidade de aumento de impostos”, afirmou esta quarta-feira Paulo Macedo aos jornalistas no final de uma conferência em Lisboa.

Na terça-feira o ministro da Saúde tinha já avisado que os custos do Serviço Nacional de Saúde vão aumentar, considerando que deve ser discutida a sua forma de financiamento, afirmações que foram interpretadas como uma admissão da hipótese de aumento de impostos.

Instado esta quarta-feira pelos jornalistas a clarificar esta questão, Paulo Macedo excluiu a hipótese de aumento da carga fiscal.

“O que é totalmente certo, e nem é uma novidade, é que todos os estudos indicam que várias áreas da saúde vão aumentar de custos. É preciso discutir como vão discutir como vai ser feito esse financiamento de custos em certas áreas da saúde”, declarou.

O ministro lembrou que nos últimos quatro anos tem sido aplicada uma política de contenção: “não houve qualquer aumento de impostos motivado pela saúde no sentido em que a despesa da saúde foi contida”.

Lusa

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×