20/6/21
 
 
Este ano as aulas começam mais tarde
Objectivo é haver um maior equilíbrio entre os três períodos lectivos

Este ano as aulas começam mais tarde

Objectivo é haver um maior equilíbrio entre os três períodos lectivos Sara Matos Jornal i 23/06/2015 19:20

Prazo para o início das aulas fixado entre 15 e 21 de Setembro, uma semana mais tarde do que é habitual.

O ano lectivo vai começar uma semana mais tarde do que o habitual. A proposta do Ministério da Educação, que já foi enviada à comissão pedagógica do Conselho de Escolas e a que vários órgãos de comunicação tiveram acesso, aponta para os dias 15 a 21 de Setembro. No ano passado, o intervalo de dias para o início do primeiro período foi de 11 a 15 de Setembro.

A justificação que está a ser dada para este adiamento pelo Ministério da Educação é a procura de um maior equilíbrio entre os três períodos lectivos. Recentemente o Conselho das Escolas tinha recomendado ao Ministério da Educação uma pausa de dois dias a meio do primeiro período, justamente por ser “por norma, o mais extenso do ano”.

Uma proposta que pelos vistos ficou de fora mas foi compensada com uma semana extra de férias antes do início do ano lectivo.

O primeiro período terminará a 17 de Dezembro, para as férias do Natal e o segundo período estende-se de 4 de Janeiro a 18 de Março. Também a data do início das férias de Verão se altera, mas não para mais tarde. O terceiro período, que começa a 4 de Abril, terminará a 3 de Junho (para os 9.º, 11.º e 12.º anos) e a 9 de Junho para os restantes. No ano passado as aulas terminaram a 5 e 12 de Junho.

Ler Mais


Especiais em Destaque

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×