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Metro de Lisboa vai fazer obras de prolongamento da linha azul
Já foram investidos cerca de 45 milhões de euros no túnel com 579,2 metros, desde Amadora Este

Metro de Lisboa vai fazer obras de prolongamento da linha azul

Já foram investidos cerca de 45 milhões de euros no túnel com 579,2 metros, desde Amadora Este Mário Cruz/Lusa Jornal i 23/06/2015 11:27

A empreitada contempla diversas especialidades, principalmente "de construção civil.

O Metropolitano de Lisboa adjudicou as obras do prolongamento da linha azul à Reboleira, na Amadora, e prevê concluir a ligação à linha ferroviária de Sintra até ao final do ano, informou a empresa.

"Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que seja possível realizar a abertura à exploração até ao final deste ano", confirmou à Lusa a assessoria de imprensa do metro, esclarecendo que a empreitada no troço Amadora Este/Reboleira foi adjudicada por 8,795 milhões de euros.

A presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), congratulou-se com o arranque da obra, que considerou "determinante para a mobilidade na zona norte da Área Metropolitana [de Lisboa] e para os concelhos da Amadora e de Sintra".

Segundo a assessoria do metro, a empreitada contempla diversas especialidades, principalmente "de construção civil, baixa-tensão, telecomunicações, via-férrea, eletromecânica e arranjos exteriores à superfície, na zona adjacente à estação, na Rua das Indústrias e no Parque Armando Romão".

Na primeira fase foram investidos cerca de 45 milhões de euros no túnel com 579,2 metros, desde Amadora Este, e na estação e zona terminal da Reboleira, mas os trabalhos foram suspensos devido a problemas de financiamento.

No estudo de impacte ambiental do prolongamento do metro à Reboleira, de 2007, previa-se a abertura à exploração em agosto de 2010, mas a suspensão da obra adiou a entrada ao serviço "para dezembro de 2015", não existindo ainda garantias de que o projeto seja comparticipado por fundos comunitários.

A transportadora salienta que o prolongamento se insere "na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra".

O estudo de viabilidade económica do empreendimento prevê que, com o rebatimento da linha ferroviária de Sintra, "a procura gerada pela futura estação da Reboleira seja de cerca de quatro milhões de passageiros/ano".

A autarca da Amadora revelou que a câmara vai aprovar em julho o concurso para intervir na Avenida D. Carlos I, "com um investimento de 600 mil euros, para a requalificação entre o [Bingo do] Estrela da Amadora e a estação da Damaia".

"Havendo este investimento da ligação do metro à ferrovia, também investimos para trazer mais segurança ao espaço público, para que as pessoas se sintam mais motivadas a usar o transporte público", frisou Carla Tavares.

A presidente da autarquia explicou que a intervenção na D. Carlos I "vai aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública, criar zonas de estadia e fazer a ligação da pista de caminhada da Reboleira" ao centro da cidade.

"Esta zona vai ter quase mil lugares de estacionamento", contabilizou o vereador da Mobilidade e Obras Municipais¸ Gabriel Oliveira (PS).

O projeto municipal quer potenciar os 600 lugares do parque de estacionamento da Infraestruturas de Portugal (ex-Refer), os 200 lugares junto ao Bingo, os 100 lugares junto ao interface da Reboleira, os 50 lugares na D. Carlos I e outros nas pracetas envolventes.

A ligação do metro aos comboios será coberta e, junto ao interface, serão criados dez terminais para autocarros, e mais quatro nas proximidades, adiantou o vereador.

O projeto viário foi reformulado para três vias, devido a constrangimentos com prédios na Damaia, mas o acesso à nova estação intermodal será facilitado para autocarros e automóveis.

A linha azul do metropolitano passará a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Lusa

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