17/6/19
 
 
Trabalho das abelhas avaliado em milhares de euros
Nunca até hoje se tinha contabilizado o valor monetário desta contribuição

Trabalho das abelhas avaliado em milhares de euros

Nunca até hoje se tinha contabilizado o valor monetário desta contribuição Marta Cerqueira 17/06/2015 13:03

Apenas 2% das espécies selvagens polinizam 80% das culturas polinizadas pelas abelhas em todo o mundo.

As rainhas da polinização têm um efeito mais importante na biodiversidade do que aparentemente possa parecer. As viagens que fazem dos campos, onde vão buscar o pólen, até à colmeia, ajudam a espalhar esses minúsculos grãos na zona, colaborando para a produção alimentar.

Apesar de lhes reconhecerem valor, nunca até hoje se tinha contabilizado o valor monetário desta contribuição. Mas um estudo publicado na revista “Nature Communcations” avança que a polinização das culturas feita pelas abelhas selvagens está avaliada em mais de 2880 euros por hectare e por ano, enquanto o trabalho feito em colónias de abelhas domésticas está avaliado em 2592 euros.

Os investigadores acompanharam durante três anos mais de 90 projectos sobre polinização desenvolvidos em 1394 campos em todo o mundo. No total, seguiram 74 mil abelhas de 785 espécies e concluíram que apenas 2% das espécies selvagens polinizam 80% das culturas polinizadas pelas abelhas em todo o mundo. Apesar deste resultado, os investigadores garantem que os esforços de conservação devem destinar-se a um vasto número de espécies, mesmo àquelas que actualmente pouco contribuem para a polinização das culturas, a fim de manter a biodiversidade e garantir a segurança alimentar no futuro.

"Espécies raras e ameaçadas poderão desempenhar um papel economicamente menos significativo, mas isso não quer dizer que a sua protecção seja menos importante", sublinha David Kleijn, professor da Universidade de Wageninge e líder da investigação.

A notícia chega numa altura em que é revelado o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), da União Europeia, no qual é possível constatar que 9,2% das espécies de abelhas selvagens europeias estão ameaçadas de extinção, enquanto 5,2% das mesmas são consideradas susceptíveis de entrar para a lista num futuro próximo. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×