20/9/18
 
 
Escultura de 90 toneladas na retrospectiva de Ai Weiwei

Escultura de 90 toneladas na retrospectiva de Ai Weiwei

Ana Tomás 16/06/2015 13:09

 “Straight”, uma instalação de 90 toneladas, é a estrela da exposição retrospectiva do artista chinês Ai Weiwei, que vai estar em exibição na Royal Academy of Arts, em Londres, entre 19 de Setembro e 13 de Dezembro. 

A peça, feita com estacas de construções danificadas pelo sismo de 2008, de Sichuan, faz parte de uma colecção que inclui obras a partir de 1993 e é uma homenagem às vítimas.

Citado pela BBC, o artista afirma que as obras escolhidas para esta exposição, a maior que realiza em Londres, reflectem a sua abordagem artística dos últimos anos e “incluem trabalhos feitos especialmente para esta mostra”.

A montagem da exposição é feita à distância, sem a presença física de Weiwei, uma vez que o artista se encontra impedido de sair da China, desde que o seu passaporte foi confiscado, há quatro anos. Crítico do governo chinês, Weiwei foi proibido de viajar depois da sua detenção de 81 dias, em 2011, com base em acusações de evasão fiscal, por parte das autoridades chinesas, e a condenação ao pagamento de uma multa.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×