30/11/20
 
 
Grécia. Lagarde diz que credores mostraram flexibilidade nas suas propostas

Grécia. Lagarde diz que credores mostraram flexibilidade nas suas propostas

JULIEN WARNAND EPA Jornal i 04/06/2015 17:40

Os credores internacionais da Grécia mostraram "uma flexibilidade considerável" nas propostas que apresentaram.

Os credores internacionais da Grécia mostraram "uma flexibilidade considerável" nas propostas que apresentaram na quarta-feira à noite às autoridades de Atenas, afirmou esta quinta-feira Christine Lagarde, directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lagarde disse que confia que a Grécia evitará o incumprimento e fará o pagamento devido ao FMI (300 milhões de euros) até sexta-feira à noite.

"A proposta comum (...) demonstrou claramente uma flexibilidade considerável da parte das instituições (...) para ter em conta a situação política e social e para atenuar o impacto das medidas necessárias e que devem ser adoptadas" na Grécia, disse Lagarde numa conferência de imprensa em Washington.

Na quarta-feira em Bruxelas, as autoridades europeias apresentaram ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, propostas que permitiriam desbloquear os 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012 que ainda não foram entregues a Atenas.

A reunião de Bruxelas não levou a um acordo, mas foi "construtiva", considerou Lagarde, acrescentando que se espera agora uma resposta detalhada das autoridades gregas.

A Grécia tem de pagar 1,5 mil milhões de euros ao FMI em Junho, uma quantia que deverá ser dividida em quatro prestações.

Lagarde disse que Atenas deve fazer um primeiro pagamento na sexta-feira e afirmou que teve essa garantia de Tsipras.

"As suas palavras foram: 'não se preocupem', por isso, estou confiante", disse a responsável do FMI.

Lusa

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×