16/11/18
 
 
Cascais Surf à Noite. Ondas fluorescentes
Pedro Boonman em acção

Cascais Surf à Noite. Ondas fluorescentes

Pedro Boonman em acção Vasco Lázaro Jornal i 01/06/2015 12:57

Luzes led e tintas decoraram as pranchas dos participantes.

Mais de 15 mil pessoas passaram pela praia de Carcavelos para assistir e participar na 4.ª edição do Cascais Surf à Noite powered by Kia, evento que reuniu grandes nomes do panorama nacional nas áreas do surf, skate, slackline, jiu jitsu e arte urbana.

Pelo quarto ano consecutivo, o público presente pôde assistir, durante toda a tarde e noite, a competições de skate em rampa, exibições de slackline, combates de jiu jitsu, uma intervenção de arte urbana, um desfile de moda e, para terminar, uma sessão de surf nocturno com atletas de topo especialistas em aéreos.

Durante quase duas horas, iluminados por potentes holofotes apontados para o mar, Alex Botelho, Luca Guichard, Tomás Valente, Pedro Henrique e ainda o vencedor do wildcard Cascais Surf à Noite, Pedro Boonman, surfaram à noite puxados por motas-de-água e equipados com pranchas decoradas com tintas fluorescentes e luzes LED, proporcionando um espectáculo visual que não deixou ninguém indiferente.

Dentro de água estiveram também o surfista local, João Moreira, e o surfista de Portimão, Francisco Duarte, que não quiseram perder a oportunidade única de surfar à noite perante milhares de pessoas. O surfista de Cascais, Filipe Jervis, completava a lista de atletas convidados, mas não pôde surfar devido a lesão.

Apesar da ausência de ondas que marcou a sessão de surf, os atletas fizeram questão de entrar na água perante o “mar de gente” que se deslocou à praia para vê-los surfar, recorrendo a doses extra de criatividade e técnica para se elevarem no ar, aproveitando a esteira criada pela passagem das motas-de-água. Mesmo sem a colaboração da natureza, os surfistas estiveram à altura do desafio, entretendo o público.

Fora de água, houve também muito para ver. As atenções estiveram especialmente concentradas no Element Skate Ramp Tour, uma competição de skate em rampa que contou com a participação dos melhores skaters nacionais. Ruben Rodrigues, Francisco Lopez, Ruben Gamito, Bruno Senra, Pedro Roseiro e Tiago Lopes, entre outros, protagonizaram intensas battles entre si. O skater de Almada, Bruno Senra “BP”, de apenas 18 anos, foi o grande destaque da prova vencendo em ambas as categorias, Best Trick (melhor manobra) e Best Run (melhor conjunto de manobras).

Montado na areia, o circuito de slackline foi outro ponto de grande afluência, atraindo dezenas de curiosos interessados em experimentar a modalidade ao mesmo tempo que assistiam a verdadeiras demonstrações de equilíbrio e agilidade por parte dos melhores slackliners portugueses.

Quem também concentrou as atenções do público foi a equipa liderada pelo Prof. Alex Machado, figura de referência do jiu jitsu em Portugal. Numa iniciativa inédita no âmbito do evento, os visitantes puderam participar em aulas gratuitas de introdução à nobre arte.

Para além das modalidades desportivas, também a arte voltou a marcar presença no Cascais Surf à Noite, desta vez pelas mãos do ARMcollective, composto por Miguel Caeiro aka RAM e Gonçalo Ribeiro aka MAR. Ambos surfistas, RAM e MAR protagonizaram um live act onde durante mais de duas horas se dedicaram a preencher uma parede à mão livre, mostrando ao público de Carcavelos a razão de serem considerados dois dos melhores street artists da actualidade.

Alguns membros do público puderam ainda usufruir gratuitamente de uma aula de surf à noite. A dar o mote para toda a acção, realizou-se ao início da tarde uma aula de surf dirigida a crianças e adolescentes de zonas fragilizadas do concelho de Cascais. Alex Botelho, Luca Guichard, Tomás Valente, Pedro Henrique e Pedro Boonman juntaram-se aos actores Manuel Sá Pessoa, Afonso Lopes e Tiago Teotónio Pereira, embaixadores do evento, para proporcionar as sensações únicas da modalidade a dezenas de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×