7/8/20
 
 
Evite ignorar os sintomas embaraçosos
As dores de barriga podem ser sinal de que algo está mal

Evite ignorar os sintomas embaraçosos

As dores de barriga podem ser sinal de que algo está mal Jornal i 20/05/2015 09:14

Apesar de se aperceber de alguns sintomas de que tem vergonha de comentar, o melhor é não os ignorar.

É normal ocorrerem mudanças no organismo, até as mais embaraçosas.  

Conheça os sete sintomas apresentados pelo site Healthista

Suor em excesso

As pessoas suam cerca de um litro de água por dia. No entanto, cerca de três em cada 100 produzem até 10 vezes mais suor que o normal. Isto pode querer dizer que as glândulas sudoríparas estão constantemente a ‘trabalhar’. Essa doença chama-se hiperidrose e as causas podem variar entre infecções e disfunções hormonais.

Dores ao evacuar

Este pode ser o resultado de não defecar frequentemente ou de o fazer com muita frequência. Muitas vezes pode estar relacionado com o aparecimento de hemorróidas ou dores intestinais frequentes. 

Mudanças nos mamilos

Em alguns casos, os mamilos começam a libertar um líquido. Noutros, há uma mudança de pele ou uma inversão na forma do mamilo. Existem várias explicações para estes fenómenos: Se estiver a amamentar, estes sintomas podem estar relacionados com o excesso de produção de uma hormona chamada prolactina; Se não for esse o caso, podem existir outras explicações, como a reacção a certos medicamentos, problemas na tiróide ou nos rins. Se estes não forem rapidamente resolvidos podem levar a problemas de fertilidade ou contribuir para o desenvolvimento de osteoporose.

Odor vaginal anormal

Se começar a sentir que a sua vagina tem um odor anormal, isto pode significar que está a ocorrer um crescimento excessivo de bactérias nesta zona. Esta doença chama-se vaginose bacteriana e costuma surgir durante a idade fértil de uma mulher. Normalmente não provoca o desenvolvimento de outras doenças, mas a vaginose bacteriana pode, no caso de uma grávida, acelerar o momento do parto. Está também associada ao desenvolvimento de infecções sexualmente transmissíveis e inflamações na região pélvica. 

Dores de barriga

Às vezes são ‘inofensivas’ (quando comemos ou bebemos demasiado), mas noutras alturas são um sinal de que algo não está bem. Se este problema surgir associado a outros sintomas, como a necessidade de urinar ou defecar com uma maior frequência ou dores abdominais, deve consultar o médico rapidamente, pois pode estar com um problema chamado doença celíaca (uma doença auto-imune).

Incontinência

Muitas mulheres acabam por verter alguma urina após terem feito exercício físico, especialmente depois de terem realizado uma corrida. Aqui pode estar em causa o excesso de pressão abdominal. No entanto, a incontinência pode também estar relacionada com o facto de a bexiga estar a ‘trabalhar demais’, com níveis de stress muito altos, a toma de certos medicamentos, músculos pélvicos fracos ou infecções urinárias.

Perda de libido

Este problema pode estar relacionado com questões físicas, psicológicas ou sociais. Em causa podem estar alterações hormonais ou problemas mentais, como a depressão. Pode também estar associado ao aparecimento de outros sintomas, como a dificuldade em adormecer, dores de corpo e mudanças de humor.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×