
A maioria das pessoas praticam menos de 1 hora e 30 minutos de exercício físico por semana.
A maioria dos portugueses é sedentária, conclui um estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia, apresentada a 28 de Abril, na sessão solene de abertura do Mês de Maio – Mês do Coração.
Cerca de 64% dos entrevistados praticam menos de 1 hora e 30 minutos de exercício físico por semana. Segundo o mesmo estudo, as mulheres (56%) são ainda mais sedentárias que os homens (44%). Contudo, 36% dos inquiridos mostram vontade de praticar mais exercício físico, mas o dia-a-dia acaba por falar mais alto.
Com o avançar da idade, esta tendência de hábitos sedentários aumenta. 54% dos entrevistados passa menos de 5 horas sentado por dia, cerca de 30% passa entre 5 a 10 horas sentado.
Devido a esta realidade, a Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende, durante o mês de Maio, incentivar os portugueses a “mexerem-se mais”, praticando actividade física de intensidade moderada meia hora por dia, pelo menos 5 dias por semana. O objectivo é reduzir o risco de doença cardíaca.
Como para os portugueses sedentários, a actividade física que mais lhes agrada é a marcha, a fundação pretende incentivá-los a praticar esta actividade com mais frequência.
O estudo foi aplicado a 1220 indivíduos, com base num questionário com a duração de 10 minutos.