14/12/19
 
 
Vacina Prevenar 13 gratuita para crianças nascidas a partir deste ano e comparticipada a 15%

Vacina Prevenar 13 gratuita para crianças nascidas a partir deste ano e comparticipada a 15%

Marta F. Reis 07/05/2015 08:20

Novas regras de acesso à vacina entram em vigor a partir de dia 1 de Junho.

Depois de semanas de negociação, o ministério da Saúde chegou a acordo com a empresa que fornece a vacina Prevenar 13 para incluir esta protecção no Programa Nacional de Vacinação. Todas as crianças nascidas a partir deste ano passam a ter acesso gratuito à vacina, que será administrada em três doses. Francisco George, director geral da Saúde, explicou ao i que a primeira dose será tomada aos dois meses de idade e a última entre os 15 e os 16 meses.

Um grupo de doentes crónicos de alto risco, a definir em portaria pelo governo, terá também acesso gratuito à vacina.

Todas as restantes crianças e adultos também vão poder beneficiar das últimas negociações entre o ministério da Saúde e a Pfizer. Os valores obtidos são confidenciais, disse Francisco George. A vacina Prevenar 13, que tinha até aqui o preço de 59.40 euros por dose, passará a ter uma comparticipação de 15% mediante a apresentação de receita médica. Neste caso, os pais poderão adquirir a vacina nas farmácias como acontecia até aqui, enquanto os recém-nascidos e doentes de risco serão vacinados nos centros de saúde.

As novas regras de acesso à vacina deverão entrar em vigor no dia 1 de Junho.

A vacina Prevenar 13 protege da bactéria Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças pneumocócicas, como meningite (infecção da membrana que recobre o sistema nervoso central), sepse (infecção e falência de múltiplos órgãos), bacteremia (infecção na corrente sanguínea), pneumonia (infecção dos pulmões) e otite média (infecção dos ouvidos).

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×