
Base dos GoldenState Warriors conquistou prémio da fase regular com 1198 pontos. Cem dos 130 boletins tinham o seu nome no primeiro lugar
A incerteza chegou ao fim. LeBron James queria fazer parte da conversa mas foi tramado por uma época não tão boa e pelas duas semanas de paragem. Russell Westbrook teve um mês e meio de basquetebol de outro planeta mas os jogos que falhou e a ausência dos Thunder nos playoffs foram um argumento contra muito forte. Anthony Davis teve um arranque de temporada espectacular mas não manteve o mesmo nível, muito por culpa de algumas lesões. E depois havia James Harden, que levou os Rockets às costas e fez tudo o que estava ao seu alcance para ser visto como o melhor jogador da fase regular. Neste caso, só houve mesmo um pormenor: Curry foi melhor.
O base dos GoldenState Warriors não deu hipóteses. Nem dentro de campo, nos 80 de 82 jogos que fez, nem fora de campo no momento das votações. A unanimidade é um objectivo impossível neste tipo de eleições, mas ter 100 primeiros lugares nos 130 votos (129 jornalistas convidados e o resultado de uma votação dos adeptos no site da NBA) anda lá muito perto.
Não houve dúvidas. Stephen Curry terminou a temporada regular com médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências e 4,3 ressaltos em apenas 32,8 minutos. Sim, porque as estatísticas poderiam ser ainda mais elevadas e dominadoras se os próprios Golden State Warriors não tivessem sido tão avassaladores em campo e permitido que o treinador Steve Kerry deixasse as suas principais estrelas de fora no quarto período.
As contas totais demonstram as diferenças. Stephen Curry terminou a votação com 1198 pontos, enquanto James Harden ficou com 936. Os outros jogadores que chegaram a ser vistos como candidatos acabaram com 552 (LeBron James), 352 (Russell Westbrook) e 203 (Anthony Davis). Chris Paul (124) foi o mais votado entre os restantes, enquanto LaMarcus Aldridge (6), Marc Gasol e Blake Griffin (3), Tim Duncan, Kawhi Leonard e Klay Thompson (1) também surgiram em alguns boletins.
O objectivo de Curry passa agora por conseguir transportar esse contributo para os playoffs. Para início de conversa, ajudou os Warriors a despacharem os New Orleans Pelicans na primeira ronda por 4-0, enquanto o início da segunda ronda começou da mesma forma, com um triunfo de 101-86 sobre os Memphis Grizzlies. O agora MVP registou 22 pontos, sete assistências e quatro roubos de bola, enquanto Klay Thompson ajudou com 18.
A Este, os Atlanta Hawks vacilaram em casa – derrota com os Washington Wizards por 98-104 – e terão esta noite a oportunidade de começar a corrigir a desvantagem. Mas do outro lado está uma equipa que venceu os dois jogos que disputou fora (Toronto)na primeira ronda e um treinador com um registo de oito triunfos nos nove jogos que orientou fora de casa nos playoffs.