21/11/18
 
 
Biografia. Passos revela que Portas se demitiu por SMS em 2013

Biografia. Passos revela que Portas se demitiu por SMS em 2013

Nuno Veiga/Lusa Solange Sousa Mendes 05/05/2015 10:33

Poucos dias depois do acordo para a coligação, o primeiro-ministro conta que o na altura ministro dos Negócios Estrangeiros nem sequer lhe atendeu o telefone. Albuquerque também testemunha e diz que achava que ia ter "o mandato mais curto da história."

Passos Coelho conta que no Verão de 2013 Paulo Portas não lhe atendeu o telefone e se demitiu por SMS. A revelação é feita na sua biografia "Somos o que escolhemos ser", lançada esta terça-feira por Sofia Aureliano, assessora do PSD.

Este episódio aconteceu no auge da crise, dez dias depois de o Governo ter fechado a coligação para as legislativas com o agora vice-primeiro-ministro.

"Fui almoçar e quando ia a caminho da comissão permanente, às 15h00, recebi um SMS do dr. Paulo Portas a dizer que tinha reflectido muito e que se ia demitir", lê-se na biografia.

Depois da alegada demissão do então ministro dos Negócios Estrangeiros, assim que Passos conseguiu falar com ele perguntou: "O CDS quer sair do Governo? Vamos dar posse e eu não sei se há Governo? O que é que eu digo ao Presidente da República?".

O demissionário respondeu "que a sua decisão era pessoal e que não sabia o que o CDS pretendia fazer".

Maria Luís Albuquerque foi quem esteve na origem da decisão de Portas. O ministro não parece ter concordado com o facto de a ministra ter sido a pessoa escolhida para substituir Vítor Gaspar nas Finanças. "Foi o Vítor Gaspar que me disse que o Paulo Portas se ia demitir. Eu tomava posse às 5h00, o clima era muito tenso. Mas decidi ir para Belém na mesma, uma vez que não tinha informação em contrário. Mas achei que ia ter o mandato mais curto da história", admitiu a ministra.

Sobre a coligação, lê-se na biografia em questão que "qualquer coligação tem custos. Mas só faz sentido considerá-los numa segunda fase, cumprindo o requisito da garantia da estabilidade governativa".

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×