
A "ArchivoZine ‘The Constructed Image" Spring Inssue", uma revista trimestral de fotografia documental, vai ser apresentada sábado, em Braga, referiram responsáveis, acrescentando que esta edição dá a conhecer o "trabalho de fotógrafos emergentes internacionais".
Esta edição, o número 08 da revista criada no âmbito de um projeto, o Archivo, da fotógrafa portuense Ana Catarina Pinho, será a primeira versão impressa da ArchivoZine.
O número será lançado na abertura da Livraria EI Books, em Braga, e conta com a colaboração de vários fotografos, destacando-se projetos internacionais emergentes, refere comunicado enviado à Lusa.
"A atual edição conta com a colaboração de dois convidados que se destacam no panorama contemporâneo: a fotógrafa Dune Varela e o diretor do Museu da Imagem, Rui Prata", lê-se no documento.
Num número que inclui uma "reflexão sobre a fotografia documental, participam, também, "mais cinco fotógrafos que apresentam o seu portfólio fotográfico".
De acordo com os responsáveis do projeto, a ArchivoZine é publicada desde 2012 através de "uma publicação trimestral bilingue em versão online".
O Archivo surgiu como parte da investigação em fotografia de Ana Catarina Pinho para a sua tese de doutoramento.
"Pretende, simultaneamente, evidenciar a fotografia documental ao criar um diálogo entre fotógrafos e artistas contemporâneos relevantes, e fotógrafos emergentes que se destacam pela qualidade dos seus projetos", explica o comunicado.
O projeto, em dois anos, conta com visitas e participações de mais de 130 países.
Além de Portugal, o ARCHIVO participou em iniciativas em países como Reino Unido, Rússia, Letónia, Alemanha, entre outros.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa