23/11/17
 
 
O que comer antes e depois de uma corrida – por Anabela Valente, Personal Trainer e nutricionista*

O que comer antes e depois de uma corrida – por Anabela Valente, Personal Trainer e nutricionista*

07/02/2015 00:00

O nosso corpo funciona mais ou menos como um carro, ou seja, só funciona se estiver abastecido.

É muito comum os pacientes quererem saber o que comer antes da musculação, mas e quando se trata da corrida? O que devemos consumir? Depende do objectivo da pessoa. Se for um atleta? Corre apenas por prazer e saúde? De manhã, depois de almoço, à tarde ou à noite? Tudo isso deve ser analisado antes e por isso sempre digo que a dieta é algo muito específico/ individual, ou seja a dieta de um não serve para outro.

Entre tantas opções e variações que podem existir, de uma maneira geral, se o seu objectivo é perder peso, sugiro que 30 minutos antes, coma alimentos fontes de proteínas magras e principalmente alguns alimentos fontes de carbohidratos complexos, como por exemplo; pão integral, arroz integral, mandioca, batata-doce, etc., isto porque esse tipo de carbohidrato tem o poder de libertar energia aos poucos para a corrente sanguínea, pois são alimentos de baixo índice glicémico.

Assim o corpo terá energia suficiente para terminar a corrida e ainda realiza-la com maior intensidade possível, melhorando a queima da gordura, caso a pessoa não tenha uma boa aceitação para alimentos sólidos, logo antes da corrida, pode usar suplementos fonte de carbohidratos e proteínas.

Após a corrida, o indicado será uma refeição mais leve, rica em proteínas. Inclua também uma boa salada ou até mesmo um sumo de frutas com legumes (exemplo:laranja com cenoura ou couve com limão) para que consiga repor os líquidos e minerais perdidos durante o treino (além de obter um óptimo contributo de vitaminas de maneira mais prática de ingerir).

Se a meta for condicionamento físico a dica é quase a mesma. Porém alimente-se bem antes e logo após a corrida, podendo acrescentar boas fontes de carbohidratos, em ambas as refeições. É importante consultar um Nutricionista para que o mesmo observe se há ou não necessidade de repor electrólitos e carbohidratos durante a corrida para que assim tenha uma melhoria do desempenho.

A dieta equilibrada para aqueles que correm e praticam exercícios físicos intensamente é de extrema importância. Carbohidratos, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas, minerais, frutas e vegetais nas quantidades certas devem constar do cardápio. A ausência desses alimentos afecta o stock de glicogénio nos músculos, o que resulta em fadiga e má recuperação.

 

*Anabela Valente possui diploma em Suplementação Nutricional para Atletas (ABED-Brasil), Técnica em Dietética e Nutrição (Lifesanté – Espanha) e ainda uma Pós-Graduação em Comportamento Alimentar e Obesidade (Cognos, Porto – 300  horas), frequentando actualmente o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética (Instituto Piaget)

É uma Personal Trainer certificada pelo Instituto de Desporto de Portugal e pela IFBB – Federação Internacional de Bodybuilders.

Dúvidas e consultas via email: clinica_valente@hotmail.com

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×