Obras de arte do espólio de João Rendeiro recuperadas pela PJ em leilão em Paris

Obras de arte do espólio de João Rendeiro recuperadas pela PJ em leilão em Paris


Entre as obras, encontradas num leilão em Paris, estão quadros de Paula Rego e Amadeo de Souza Cardoso.


A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com o Ministério Público e as autoridades francesas, recuperou em Paris quatro obras de arte avaliadas em centenas de milhares de euros, pertencentes ao espólio de João Rendeiro e da sua mulher, Maria de Jesus Rendeiro.

A operação teve lugar a 23 de setembro numa leiloeira internacional, no âmbito de uma Decisão Europeia de Investigação (DEI), no processo designado “D’Arte Asas”.

As obras, agora recuperadas e prestes a regressar a Portugal ainda durante o mês de outubro, são: Os Cães de Barcelona, de Paula Rego, O Cavaleiro, de Amadeo de Souza Cardoso, Dichter E, de Karel Appel e Momento I, de Juan Muñoz

Segundo comunicado da PJ, esta operação integra-se numa investigação mais ampla ao desaparecimento de obras de arte judicialmente apreendidas. As diligências já permitiram identificar, apreender e recuperar bens avaliados em cerca de 70 milhões de euros, incluindo imóveis, viaturas de luxo e contas bancárias em vários países.

Estas apreensões juntam-se a outras dezenas realizadas nos últimos meses, envolvendo peças de artistas de renome internacional. O processo continua em curso.