O deputado Pedro Delgado Alves, do PS, disse, durante o seu discurso sobre o 25 de Novemebro, que esta é uma data em que o PS “se deu a conhecer como força política liderante perante o país”.
“Aqui reafirmamos, reivindicamos e proclamamos com orgulho: Mário Soares e o Partido Socialista foram determinantes desde a primeira hora para que prevalecesse o caminho em direção à democracia pluralista que hoje temos”, afirmou.
Citando Mário Soares, o socialista referiu as “cinco grandes datas marcantes da nossa Revolução”: “O próprio dia 25 de abril”, “o dia 1º de Maio, com a ratificação popular da Revolução”, “as eleições para a Assembleia Constituinte, em 25 de abril de 1975, que legitimaram nas urnas o processo político iniciado um ano antes”, “o dia 2 de abril de 1976, com a aprovação da Constituição”, e “as primeiras eleições legislativas, em 25 de abril de 1976, que iniciaram um processo de normalização democrática”, sem referir, por sua vez, o 25 de novembro.
“Devemos recusar a opção de quem procura instrumentalizar ou rescrever o passado para alcançar ganhos efémeros no presente. Invariavelmente, quem o faz falha no seu dever de respeito para com a memória de quem se bateu pela liberdade, e rapidamente descobrirá que não retirará qualquer vantagem da quebra dessa concórdia nacional”, afirmou Pedro Delgado Alves.