A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez história, esta quarta-feira, ao conseguir o maior número de votos de desempate no Senado.
O voto de desempate de Kamala, o 31.º, permitiu a nomeação de Kalpana Kotagal, para a Comissão da Igualdade de Oportunidades no Emprego.
O outro vice-presidente que votou tantas vezes foi John C. Calhoun, que esteve no cargo de 1825 a 1832, contudo, ao contrário deste, Harris desempatou aquelas vezes em apenas dois anos e meio.
"De facto, é algo que diz mais sobre o nosso tempo e o nosso clima político do que sobre outra coisa qualquer", argumentou Joel K. Goldstein, um historiador da Vice-presidência dos Estados Unidos.
"A nossa política está tão popularizada que até em assuntos que no passado teriam fluido é preciso que o vice-presidente faça um voto de desempate", acrescentou.
Harris demorou-se apenas uns breves minutos do Senado, para o voto. Era esperado que esta recorresse menos a esta possibilidade depois das eleições intercalares, onde os democratas expandiram a sua presença no Senado de 50 para 51 senadores, em um total de 100.