O Instituto do Turismo de Portugal vai gastar um total de 5,5 milhões de euros em campanhas de promoção do país, de acordo com os dois contratos publicados no portal Base.
O contrato mais elevado (2,8 milhões, sem IVA), foi celebrado por ajuste direto com a empresa Nova Expressão – Planeamento de Media e Publicidade e visa a produção de uma “campanha internacional online” até ao dia 30 de Junho.
“Dar continuidade à comunicação a propósito da conferência Web Summit, que terá lugar em Lisboa nos próximos três anos, mantendo a visibilidade de Portugal como uma escolha acertada para a realização de grandes eventos internacionais” é um dos objetivos desta campanha. De acordo com o contrato assinado no dia 6 de Janeiro e publicado no dia 25 no portal Base, o Turismo de Portugal pretende ainda “reforçar a promoção de Portugal como destino preferencial para as pausas da Primavera e para as férias da Páscoa”
Esta campanha tem como mercados alvo a Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Estados Unidos. Em termos de verbas, o Reino Unido é a maior aposta, com um total de 449,8 mil euros, seguido pela Alemanha (355 mil), França (292,9 mil), Espanha (280,8 mil), EUA(268,9 mil), Holanda (222,5 mil), Brasil (146,9 mil), Irlanda (145,8 mil), Suécia (142,9 mil) Rússia (141,6 mil), Itália (137,2 mil), Dinamarca (135 mil) e Polónia (79,8 mil) .
As verbas do contrato incluem “todos os custos, encargos e despesas, incluindo a comissão de agências, custos de adserving, custos de produção das várias peças de campanha, traduções/conversões ou outros custos de produção que sejam necessários, bem como quaisquer encargos decorrentes da utilização de marcas registadas, patentes ou licenças, excluindo os encargos com direitos de imagem, propriedade e outros decorrentes das criatividades”.
Sistema de conteúdos O segundo contrato, assinado no dia 7 de Janeiro com a agência MSTF Partners por um montante de 2,7 milhões de euros após concurso público, visa a “conceção e implementação de um sistema integrado de produção e gestão de conteúdos para a comunicação do destino Portugal”.
O contrato, a com a duração de um ano, renovável por mais dois anos, abrange a “reportagem de eventos, edição de vídeo, produção fotográfica, pós-produção de imagem, desenvolvimento e manutenção evolutiva de aplicações para ambiente digital, e tradução ou adaptação de peças criativas”.
Segundo o documento publicado no portal Base, o Turismo de Portugal “não está disposto a pagar mais do que 919,9 mil euros por cada período de doze meses de execução do contrato”. Pela conceção, planeamento, produção criativa e gestão de conteúdos, o Turismo de Portugal irá pagar 30,8 mil euros por mês (mais IVA). O plafond mensal para as reportagens de eventos varia entre os 745,50 euros (por evento de dia inteiro realizado a mais de 400 quilómetros da sede da MSTF Partners, em Lisboa) e os 319,50 euros até 100 quilómetros.
O Turismo de Portugal “reserva-se, todavia, a possibilidade de, em cada período de doze meses de execução do contrato, mediante comunicação prévia à MSTF Partners, aumentar ou diminuir os limites máximos de despesa” previstos “sempre que seja atingido o limite máximo de algum dos serviços e exista plafond disponível”.
A campanha irá centrar-se nas redes de relacionamento do Turismo de Portugal com os consumidores em ambiente digital, nomeadamente nas páginas oficiais do facebook, twitter, youtube, instagram e flickr.