Governo grego já aprovou medidas para apresentar aos credores

Governo grego já aprovou medidas para apresentar aos credores


Executivo esteve reunido de forma extraordinária e aprovou as medidas que vai propor aos credores. Este poderá ser o maior pacote de austeridade desde 2010, tanto que vai obrigar a ajuda humanitária


O governo de Alexis Tsipras esteve reunido esta tarde para debater e aprovar o pacote de medidas que o país vai propor aos credores europeus para aceder a um terceiro resgate, avaliado em cerca de 50 mil milhões de euros.

As medidas deverão ser enviadas para Bruxelas ainda durante esta quinta-feira e incluirão provavelmente 13 mil milhões de euros em nova austeridade. A agressividade exigida pelos credores a Atenas, que perdeu mais de 20% do PIB nos últimos anos, será a razão para nos últimos dias se terem multiplicado os pedidos para o avanço de ajuda humanitária ao país.

Segundo relata a correspondente do "Guardian" em Atenas, um deputado do Syriza adiantou também que os grupos parlamentares gregos estão em alerta para a hipótese de serem convocados para uma sessão extraordinária onde o pacote de austeridade será votado, o que pode ocorrer sexta-feira de manhã.

Poucos dias depois dos gregos terem dado uma indicação clara das suas intenções, ao votar "Não" no referendo, a correspondente do "Guardian" salienta a ironia: a proposta de Tsipras poderá implicar o pacote de austeridade mais punitivo dos últimos cinco anos.

(Actualizado às 18h36)