O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, afirmou esta quarta-feira, 8 de Julho, que a dívida grega não é sustentável, na mesma ocasião em que aplaudiu o facto de o Fundo Monetário Internacional já ter chamado a atenção para essa questão no seu último relatório sobre Atenas.
Lew defendeu ainda, em declarações em Washington, que a Europa devia reestruturar a dívida grega, uma vez que esta não é sustentável, e lamentou a "profunda" relutância de alguns países europeus em enfrentar esta questão.
Entretanto, em Bruxelas, os líderes europeus vão repetindo que um perdão da dívida não está em cima da mesa – embora Juncker já tenha deixado escapar que talvez se possa falar disso em outubro – e que a Grécia tem que se apressar a apresentar um pacote de propostas credíveis para que se iniciem as negociações.
Atenas pediu oficialmente um terceiro resgate ao Mecanismo de Estabilidade Financeira, esta manhã, com a duração de três anos. Fontes comunitárias falam num programa de cerca de 50 mil milhões de euros.