Foi preciso esperar até à semana da estreia mundial de “As 1001 Noites”, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, para se poder ter um vislumbre do mais recente filme de Miguel Gomes.
Num trailer de três minutos e meio, onde o realizador aparece duas vezes, explica-se que o filme se inspira na estrutura do livro das histórias de Xerazade mas não é uma adaptação do livro. “As 1001 Noites” é um filme sobre os factos ocorridos em Portugal nos anos de 2013 e 2014, quando o país estava intervencionado pela troika.
Com a duração de mais de seis horas, o filme está dividido em três partes — “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado — que serão exibidas a 16, 18 e 20 de Maio.
Segundo explicou a “Variety” quando foi anunciada a estreia no Festival de Cannes, o filme chegou a ser proposto para a competição oficial mas acabou por ficar de fora.
{relacionados}
O comité de selecção ofereceu depois ao realizador um lugar na secção Un Certain Regard, que Miguel Gomes recusou para poder antes na Quinzena de Realizadores, onde já tinha marcado presença em 2008 com “Aquele Querido Mês de Agosto” e onde este ano terá a companhia de Arnaud Desplechin, que também em Cannes estreia o seu filme “Trois Souvenirs de Ma Jeunesse”, e Philippe Garrel, com “L’Ombre dês Femmes”.
O filme deverá chegar às salas de cinema em Setembro, também em três partes.