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Pedrógão Grande. Ainda há 100 clientes sem ligações telefónicas passado um ano dos incêndios

Pedrógão Grande. Ainda há 100 clientes sem ligações telefónicas passado um ano dos incêndios

Teresa Neto Jornal i 12/09/2018 11:44

Cerca de 100 pessoas ainda estão a aguardar a reposição das ligações telefónicas que foram destruídas durante os incêndios de Pedrógão Grande no verão passado – 17 de junho.

Esta quarta-feira, o governo anunciou que há ainda 100 clientes a aguardar a reposição das comunicações que foram totalmente destruídas nos incêndios do ano passado, em Pedrógão Grande e na zona centro, entre as mais de 500 mil famílias.

“O regulador informa-nos de mais de 500 mil famílias afetadas e indica-nos que a generalidade dos processos estão concluídos", disse o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

De acordo com o ministro, vários dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) relativos a 7 de setembro deste ano revelam que nesta data ainda existiam "100 clientes, famílias, sem a reposição das comunicações", ou seja, mais de um ano depois dos fogos em Pedrógão Grande.

Destes 100 clientes, "20 têm reposições agendadas, 40 pessoas recusaram as propostas das operadoras e as outras 40 não se conseguiram contactar", indicou Pedro Marques, que falava à margem de uma intervenção inicial sobre a reposição das ligações telefónicas destruídas nos incêndios, no seguimento de um requerimento do PCP.

Recorde-se que no Relatório de Regulação, Supervisão e Outras Atividades que diz respeito ao ano passado - conhecido na semana passada - o regulador das telecomunicações refere que "ao longo do ano [de 2017], ocorreu em Portugal um número significativo de incêndios florestais de grandes dimensões, nomeadamente nos meses de junho e outubro" e, portanto, nesse mesmo ano registaram-se "mais de três mil quilómetros de cabos de comunicações ardidos - cobre e fibra ótica -", tal como "50 mil postes de comunicações ardidos".

No entanto, a Anacom garante no documento que continua a avaliar a "segurança e integridade das redes e serviços de comunicações eletrónicas".

 

 

 

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