24/9/18
 
 
Sabe o que é a hipersonia idiopática?

Sabe o que é a hipersonia idiopática?

DR Jornal i 06/09/2018 12:44

“Adormeci na sexta e acordei no domingo”

Trata-se de uma condição rara mas ainda assim acontece com algumas pessoas. De acordo com a BBC, que conta o caso de Lucy Taylor, há pessoas que sofrem de hipersonia idiopática – mais conhecida pela doença do super sono.

"A condição faz com que durma por períodos muito longos - esta é a parte da hipersonia", revela Taylor à BBC. "Já o termo idiopática significa somente que a causa é desconhecida", explica.

"É ainda costume ficar extremamente cansada durante o dia. O sono simplesmente não é revigorante ou suficiente, e é muito difícil levantar-me", conta ao mesmo canal.

"O período mais longo que dormi foi da tarde de sexta-feira até a tarde de domingo", adiantou a britânica, enquanto explicava que toma cerca de 12 a 15 medicamentos por dia, de forma a conseguir acordar de manhã e manter-se com alguma energia durante o dia.

Sintomas

De acordo com vários especialistas da doença, esta condição é uma patologia singular, que afeta duas em cada 100 mil pessoas. Até agora muito pouco se sabe sobre este distúrbio.

Os sintomas são quase sempre os mesmos, uma vez que a pessoa sente sempre a necessidade de dormitar durante o dia, sem sequer se sentir revigorado depois de descansar. Além disso, as pessoas que têm este distúrbio adormecem facilmente enquanto conversam ou enquanto comem, e dormem durante várias Horas à noite, mesmo depois de já terem dormido durante o dia

À BBC, Taylor descreve este distúrbio como sendo uma verdadeira tortura. "Descrevo a experiência como estar debaixo de água e a tentar chegar à superfície – só quero ficar sozinha e dormir", diz, adiantando que "é muito difícil lutar contra a necessidade de sono, é muito difícil permanecer acordada e ser uma pessoa funcional".

 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×