26/9/18
 
 
Pedrógão Grande. PR mostra-se “muito” preocupado com casos enviados para o MP

Pedrógão Grande. PR mostra-se “muito” preocupado com casos enviados para o MP

Mafalda Gomes Jornal i 03/09/2018 20:10

O Presidente da República expressou, esta segunda-feira, alguma surpresa e muita preocupação com o número de casos de alegadas irregularidades na reconstrução casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande – durante o verão passado - enviados pela CCDR do Centro para o Ministério Público.

À margem de uma iniciativa de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas que ali se encontravam e referiu que a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Ana Abrunhosa, informou que já foram remetidos ao Ministério Público 21 casos de irregularidades na reconstrução de habitações pelos incêndios.

"Isso preocupa-me muito. Eu disse que bastava um caso para ser preocupante. Não imaginava que uma entidade que é Estado - a CCDR é Estado - viesse a chegar à conclusão de que devia ser investigado um número tão grande de casos", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República referiu ainda que "não é um caso, não são dois casos, não são dez casos - são 21 casos, em 160 e tal habitações prontas e 261 correspondendo ao panorama global", sublinhando que vai deixar nas mãos das entidades competentes que a investigação traga a verdade ao de cima. "Vamos deixar funcionar a investigação e a justiça, mas para o Estado, ele próprio, tomar a iniciativa - não o fez certamente de ânimo leve - é porque tem uma dimensão maior do que aquela que todos pensavam", acrescentou o chefe de Estado.

Recorde-se que em causa está um inquérito aberto em julho deste ano pelo Ministério Público (MP) para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de junho do ano passado na zona de Pedrógão Grande.

Na semana passada, a presidente da CCDR-C adiantou aos jornalistas que já tinham sido remetidos para o MP 21 processos no âmbito dessas alegadas irregularidades.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×