23/9/18
 
 
Londres frustrada com falta de tempo de Barnier

Londres frustrada com falta de tempo de Barnier

AFP Jornal i 29/08/2018 21:29

Raab queixa-se da falta de reuniões com negociador da UE

O Reino Unido está cada vez mais frustrado pela falta de flexibilidade demonstrada por Bruxelas nas negociações da saída do país da União Europeia e o ministro britânico para o Brexit terá já reclamado, segundo o “Guardian”, com o facto de Michel Barnier, o chefe dos negociadores europeus, nunca se mostrar disponível para conversar.

Apesar da disponibilidade demonstrada publicamente por Barnier, Dominic Raab tem tido dificuldade em agendar reuniões com o representante da UE

“A comissão está a trabalhar para um acordo. A agenda das negociações, incluindo reuniões entre os negociadores-chefes, é decidida em conjunto. O objetivo das reuniões entre os negociadores-chefes é acompanhar o progresso feito ao nível técnico  e coordenador”, esclareceu a Comissão Europeia ao ser confrontada com a notícia.  

“Respeitamos escrupulosamente as linhas vermelhas do Reino Unido. Em troca, deve respeitar as nossas. Mercado único significa mercado único. Não há mercado único à la carte”, afirmou ontem Barnier, à saída de um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, em Berlim. “Estamos preparados para oferecer ao Reino Unido uma parceria como nunca foi oferecida a nenhum país”, acrescentou.

Raab, que estará em Bruxelas na sexta-feira, reiterou ontem, numa comissão parlamentar britânica, que o país deve estar preparado para um cenário de Brexit sem acordo. Na Câmara dos Lordes, o ministro admitiu que as negociações do Brexit se possam estender para lá do prazo de 29 de março e pediu “energia renovada” e “pragmatismo” para conseguir um acordo que defenda os “interesses de ambos os lados”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×