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Exercício. Dicas para relaxar os músculos depois do treino

Exercício. Dicas para relaxar os músculos depois do treino

Dreamstime Jornal i 16/08/2018 15:23

Uma das partes mais importantes para que os músculos recuperem do esforço é o duche

A parte do duche depois do treino pode trazer mais benefícios aos seus músculos do que pensa. Este momento que é muitas vezes uma rotina pode ajudá-lo a recuperar.

Porém, antes do da parte do banho, aproveite para fazer alongamentos. “Tem de fazer alongamentos antes dos músculos arrefecerem, o que demorara 30 a 40 minutos”, diz Jordan D. Metzl, médico especializado em medicina desportiva no Hospital Especial de Cirurgia em Nova Iorque, ao site Shape. Segundo Metzl, os alongamentos devem demorar entre cinco a dez minutos.

Depois passa para a parte do duche. Quantas vezes, depois do duche, parece que ainda está a suar como se tivesse acabado de sair de um sprint na passadeira? Para evitar isso, uma das coisas que deve ter em consideração é não ir logo para o duche. Ao esperar cinco minutos, o seu organismo desacelera e retoma o batimento cardíaco. Assim, o seu corpo irá arrefecer e diminuir a produção de suor.

Outra dica a ter em conta – mas mais para corajosos – é optar por um duche de água fria. Como os poros da pele abrem e as veias dilatam durante o treino, a água fria ajuda a que retomem à sua forma normal. Para além de trazer benefícios para a pele e para o cabelo, os banhos com água mais feria ajudam a prevenir o aparecimento de varizes.

A água fria é mesmo aconselhada a quem faz treinos mais intensos ou profissionais. Encher a banheira de água fria – e juntar até cubos de gelo – é o truque para reduzir a tensão dos próprios músculos. Este banho pode mesmo evitar a rotura de tecido muscular e acalmar a dor provocada pelo esforço.

No entanto, não e só o frio que faz bem. Se preferir calor pode fazer uns minutos de sauna – que existe muitas vezes nos ginásios – depois dos treinos. Para além de ajudar a relaxar, o calor melhora o fluxo sanguíneo.

No entanto, se não conseguir tomar banho logo, o que deve fazer é retirar logo as roupas suadas. “Elas agregam a humidade que propicia o crescimento de germes, bactérias, fungos e fermentos, que podem desenvolver infeções na pele”, explica Neal Schultz, dermatologistas em Nova Iorque, ao mesmo site.

Se não levou roupa extra, o que pode fazer para evitar complicações é passar com uma toalha humedecida pelo seu corpo, limpando depois com uma toalha seca para retirar a respiração.

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