26/9/18
 
 
CP. Bilhetes limitados por causa do calor no dia em que entram em vigor novos horários
DR

CP. Bilhetes limitados por causa do calor no dia em que entram em vigor novos horários

Carlos Diogo Santos 05/08/2018 20:07

Depois de vários desmaios devido ao calor, CP decidiu suspender hoje vendas nas bilheteiras e ter comboios mais vazios

Para evitar mais desmaios devido ao calor nos alfas pendulares, a CP decidiu limitar hoje o número de passageiros por cada trajeto. Em causa está o facto de o ar condicionado destes comboios não estar preparado para responder a temperaturas acima dos 42 ºC.
Com a suspensão da venda de bilhetes nas bilheteiras – só pôde viajar quem tinha comprado online – , segundo avançado pelo Público, a CP pretendeu assim diminuir o número de passageiros a bordo, de modo a que a carga térmica fosse também reduzida.
À TSF, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da CP, José Reizinho, explica que o problema já é conhecido: “Quando as temperaturas no exterior são extremamente altas não há refrigeração suficiente para que as pessoas tenham uma viagem confortável. A partir de uma determinada temperatura o ar quente do exterior passa a entrar para dentro das carruagens e bloqueia o sistema de refrigeração. Houve atrasos nos comboios por causa desta situação. Não foi só [hoje] foi também [ontem].”

Tanto na linha do Norte como na do Sul há diversas localidades onde as temperaturas altas não deram tréguas e os comboios não conseguiram fazer frente – quem viajou este fim de semana fala em em temperaturas no interior das carruagens de cerca de 30 ºC, sem que haja sequer a possibilidade de abrir as janelas. Várias pessoas não aguentaram e acabaram por desmaiar.
Fontes da empresa têm defendido que não se trata de uma avaria mas de uma incapacidade do ar condicionado para responder a temperaturas tão elevadas, sobretudo com carruagens cheias.  
 
Novos horários

Desde este domingo que estão em vigor os novos horários da CP. Na Linha de Cascais os comboios passarão a circular na hora de ponta de 15 em 15 minutos, em vez de 12 em 12 – mantendo-se os mesmos horários no resto do dia. Na Linha de Sintra também haverá ajustamentos, passando os comboios a circular em hora de ponta de 15 em 15 minutos. 
Na Linha do Norte, além do fim do primeiro Alfa Pendular da manhã entre Lisboa e Porto, serão feitos outros ajustamentos devido a intervenções na linha. A linha do Oeste passará a ter novas ligações. 
Estas mudanças postas em marcha pela CP e que assentam numa nova lógica de ligações vão permitir redução de comboios.
 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×